Ultimas

04 junho 2014

04/06/2014 - (Resenha) Como Viver Eternamente - Sally Nicholls


Titulo: Como Viver Eternamente, autora: Sally NichollsEdição: 2, Editora: Geração, Ano: 2014, Páginas: 232
Sam ama fatos. Ele é curioso sobre óvnis, filmes de terror, fantasmas, ciências e como é beijar uma garota. Como ele tem leucemia, ele quer saber fatos sobre a morte. Sam precisa de respostas das perguntas que ninguém quer responder. ”Como Viver Eternamente”, é o primeiro romance de uma extraordinária e talentosa jovem autora. Engraçado e honesto, este é um livro poderoso e comovente, que você não pode deixar de ler. A autora tem apenas 23 anos e embora seja seu primeiro livro, ele está sendo lançado em 19 países, dirigido a crianças, adolescentes e adultos. 






Eu estou em uma fase com livros de drama ou romance, e quando eu li a noticia que o livro “Como viver eternamente” seria um dos lançamentos da Geração editorial, soube na hora que tinha que ler! Mas como tinha acabado de pedir um livro para resenha na editora, teria que esperar ele chegar, ler, resenhar e depois solicitar o livro que eu tanto queria.
Notou o desespero? Porem aconteceu uma coisa mágica o livro que eu pedir não veio e quando abri o pacote que o correio tinha entregado, era nada mais nada menos que a historia brilhante e motivacional do Sam, um garotinho de onze anos, leucêmico pela terceira vez e debilitado pelos tratamentos agressivos que sofreu para tentar a cura do câncer. Neste momento deve ter passado pela sua cabeça o mesmo que passou pela minha, “Ai Meu Deus, já posso separar o lenço por que lá vem lagrima.” Haha adivinhei né? Mas é ai que se engana caro leitor a historia de Sam não é sobre vencer o câncer ou ate mesmo superar seus medos ou se tornar uma pessoa forte para aqueles que estão ao seu lado.

A historia na verdade é de uma criança que já não pode mais frequentar uma escola, pois tem dias que se sente muito mal, esperando pela doença que está enfrentando, porem que não deixa de ter aulas particulares em casa e nem de ter sonhos muito loucos ou um amigo verdadeiramente maravilhoso, o Felix. Em uma dessas aulas que a professora do Sam o desafia a escrever um livro sobre o que ele quiser e depois de muito analisar ele acaba escrever sobre si mesmo. E é assim que você vai lendo esse texto escrito pela autora Sally Nicholls em primeira pessoa na visão de um dos personagens mais marcante, inteligente e amável que eu já conheci e descobrindo por que essa autora conseguiu o destaque que tem com seu livro, pois ela foi capaz de criar diálogos que o leitor consegue identificar com de uma criança de onze anos, alem da forma como ela aborda a doença na família do Sam com um diferencial de qualquer outro livro que tenha lido com o mesmo tema, porque a dor e o sofrimento existem, mas também a serenidade dos acontecimentos a alegria dos sonhos realizados e a certeza que o nosso protagonista  viveu um dia de cada vez. 

E eu chorei sim, mas não por que o sofrimento do Sam era demais e sim por todos os pontos felizes que ele teve, pelo amor que seus pais tentavam mostrar a ele, pela dificuldade de sua mãe lidar com a noticia que nenhuma mãe merece receber, pela difícil decisão de quando devem ou não continuar o tratamento, pelo pai que prefere não falar sobre a doença e fingir que ela não exista, mas que da o melhor para seu filho, pelos momentos divertíssemos que o Felix cria para que o Sam consiga realizar seus desejos e fingir que tem seu nome no Guinness Book. Esses foram os momentos que me fizeram cair em prantos ao pensar em como aquilo tudo era injusto e quando o Sam era forte e corajoso, eu queria mais, momentos com ele, saber o que aconteceu com a sua família depois da ultima pagina, mas tudo foi escrito na visão do Sam e como ele mesmo diz na primeira página “se você está lendo este livro e por que eu já morri” é muito difícil a autora escrever algo na visão de um outro personagem da historia. 



18 comentários:

  1. Meu Deus, já estou vendo a choradeira que será quando eu for ler esse livro.
    Tenho muita vontade de lê-lo principalmente por ser assim tão tocante, nem sei o que falar, só sei que necessito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iêda eu entendo sua falta de palavras, pois senti o mesmo quando li a sinopse deste livro.

      Excluir
  2. Em pensar que eu não tinha nenhum interesse neste livro, agora já estou me vendo aos prantos.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose, quando eu vi a capa também não achei que seria um livro tão bom.

      Excluir
  3. Mias uma resenha positiva e emocionante sobre esse livro!
    Gosto muito de ler dramas que nos faz pensar e nos ver na situação do personagem. Sam parece ser um ótimo personagem e acho que a singularidade da visão de uma criança que sabe pelo o que está passando e quer aproveitar o máximo do que lhe resta, que tem dúvidas e, ao mesmo tempo, não quer deixar ninguém triste e agradar os pais, deve ser muito tocante de se ler.
    Espero poder ler Como viver eternamente em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pamela, eu também adoro um drama bem escrito que nos faça pensar, o livro é realmente toque, o Sam e um rapazinho muito especial.

      Excluir
  4. Quero muito ler esse livro, pois deve ser muito emocionante conhecer a história dessa criança. Principalmente sendo pela sua visão. Acho que vou chorar muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monica se tiver a oportunidade leia, você não vai ser arrepender.

      Excluir
  5. Estão falando tão bem deste livro que eu que não tinha nenhum interesse mudei completamente de ideia.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Quero muito, demais esse livro, tenho certeza de que acompanhar Sam durante seus dias, seus sonhos e sua luta diária deve ser emocionante, seu ponto de vista sobre cada acontecimento e o que a doença causou em toda a sua família e amigos, é tão bom quando um livro consegue nos fazer refletir e nos emocionar, a autora mostrando a inocência e a curiosidade de uma criança, o poder do amor e da amizade verdadeira, não preciso dizer mais para mostrar que preciso ler esse livro, tomará que consiga que ele seja uma das minhas próximas leituras, mesmo na minha atual situação de não comprar mais livros por um tempo, esse é uma exceção e é mais que necessário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum, abra uma exceção o Sam merece, rsrs
      Sim a inocência que a autora conseguiu passar através do personagem eu vi em poucos outros livros e a forma que ela retratou a doença também.

      Excluir
  7. Não dava nada pela capa do livro
    Mais pelas resenhas ele é um livro emocionante
    Quero muito esse livro

    ResponderExcluir
  8. Não cheguei a ler o livro mas já ouvi opiniões muito positivas e mal posso esperar a hora de ler.

    ResponderExcluir
  9. Minha amiga leu este livro e me disse pra ficar bem longe!!!! Disse que é muito deprimente para a minha pessoa. Então, como ela me conhece, vou acreditar nela. Tô fora!

    ResponderExcluir
  10. Esse livro já está na minha listinha e sua resenha só me deu motivos pra ele permanecer nela .

    ResponderExcluir
  11. Já tinha visto esse livro, mas jamais em nenhum momento imaginei que ele seria tão bom assim. Parece ser realmente uma estoria maravilhosa, cativante, envolvente e emocionante. Estou nesse momento preparando os lençinhos e correndo para o Submarino encomendar meu exemplar.

    ResponderExcluir
  12. Putzzzzz
    Só de ler a resenha já chorei!!!!!!!!
    É um livro que tenho esperado abaixar o preço pra comprar!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir

Obrigada pelos seu comentário, ele move nosso blog e nos faz muito contentes.

 
Copyright © 2014 Louca Escrivaninha
Traduzido Por: Louca Escrivaninha - Design by Le Pimenta