Ultimas

02 janeiro 2014

(Resenha) Suzanne Collins - Jogos Vorazes 01 - Jogos Vorazes



Titulo: Jogos Vorazes, Subtítulo: Jogos Vorazes, Escritor: Suzanne Collins, Edição: 2, Editora: Rocco - Jovens Leitores, Ano: 2011, Páginas: 397.                                                                         

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
Jogos vorazes é o primeiro volume da Trilogia de mesmo nome, da escritora Suzanne Collins, publicados pela Editora Rocco. Todos os livros da trilogia já foi publicados no Brasil, além de duas adaptações para o cinema. Tenho esse livro a mais de 1 anos é só me animei de ler, depois de ver o primeiro filme, eu tinha lido algumas resenhas sobre a saga e visto o quanto todo mundo estava gostando, comprei toda empolgada mas quando chegou, foi direto para a estante sem nem tirar o plástico protetor.

Quando assistir o primeiro filme eu cai de amor pelo Peeta e tinha que conhecer melhor sua estória e se ele ficou ou não com a Katniss.
Katniss é uma jovem de 16 anos que tenta cuidar de sua mãe e irmã, depois que o seu pai morreu em uma explosão nas minas, ela aprendeu a caçar e a negociar para conseguir mais dinheiro e não passarem fome, ela ira participar pela quarta vez das seleções de tributos para o Jogos Vorazes, em troca de comida e dinheiro ela escreveu seu nome mais alguma vezes na urna, mas ela não esta preocupada com isso e sim com o nome de sua irmã que foi inscrita pela primeira vez.
Peeta é o filho caçula de três irmãos, trabalha ajudando seu pai na padaria da família e aprendeu muito sobre como decorar bolos, com uma personalidade cativante e um jeito meigo de ser, ele vai mostra sua força e coragem na arena e seu amor pela personagem principal. Eu vi a classificação desse livro e pensei nossa deve ser bem bobinho, e foi nessa hora que eu me enganei com cenas forte e realista a autora não poupou nem um pingo de sangue se quer, ela deixa bem claro como cada personagem morreu, que chegou a me dar ate alguns pesadelos.
 Nesse primeiro livro, você vai descobri como a vida dessa nova sociedade divida em 13 distritos depois de uma grande guerra que destruiu a America do norte e como ela movida pelos jogos arena, um espaço onde a capital (Governo responsável), e se você esta esperando algo do tipo jogos olímpicos, esqueça por que isso lembra muito o coliseu, onde só um poder sair vivo no final.
O livro explica como e feito a escolhas dos jogadores, que é no caso chamado de a colheita, com qual idade cada um é obrigado a participar dessa seleção, e quantos participantes são escolhidos por Jogos. A parte que eu mais gostei do livro foi quando ela já estava na arena para competir e os lindos vestidos que a Katniss usava, cada um mais perfeito que o outros, que acabou dando a ela o titulo de garota em chamas, e me mostrando que ela sempre pensa nos outros antes dela, e como ela é uma boa competidora e estrategista, eu achei bem diferente as provas que a autora escolheu para cada dia que os personagens passava na arena, e como ela foi muito realista com a morte em combate, por que sim, muitos dos personagens não morreram por causa do clima ou estilo da arena e sim por brigas entre eles. A parte mais emocionantes no contexto.
Eu fui obrigada a escolher meu queridinho. O clichê trio amoroso também aconteceu na trilogia, mesmo eu não conseguindo ver o por que, já que desde o momentos que eles pisam na arena você deseja que o Peeta é a Katniss e ela seja dele e pronto final, mas a autora não o faz você ter certeza de nada, então o fique só no desejo e nas conversas calorosas com a minha amiga de por que ela deveria ficar com ele não com o Gale.
Eu tenho tanta coisa para falar desse livro que estou ate meio perdida com medo de acabar contando mais que deveria. Suzanne Collins amarrou tão bem sua história que cada detalhe que você acha irrelevante acaba sendo muito importante alguns parágrafos a frente, ela também consegui fazer você percebe que o que movimenta o ser humano e a esperança de um futuro melhor e mais seguro para quem você ama, e que quando você chega ao fundo a como levantar.

Tenho que dar parabéns a atora por criar uma personagem feminina tão forte e marcante. Katniss se tornou o centro da revolução sem notar, mesmo com seu jeito marrento de ser ela conquistou todos os seus leitores e provou que um personagem feminina e tão acentuada quando um personagem masculino. Se fosse classificar minhas resenhas com certeza seria um belo numero cinco, de uma a cinco, valeu cada minuto de leitura, cada angústia que eu senti pelo personagens e risadas que eu soltei sozinha.

16 comentários:

  1. Ainda não li JV, mas como comprei o box o pus dentre as minhas metas. Eu já vi o filme e então sei o final, só espero que mesmo assim venha a me surpreender...
    Letras & Versos
    Temos uma Tag para você >> http://anna-gabby.blogspot.com.br/2014/01/tag-meu-ano-literario.html

    ResponderExcluir
  2. Assisti Em Chamas sem nem ao menos ter assistido Jogos Vorazes. Tinha dito para mim mesma que não iria ler os livros, pois a premissa não me interessava, e após assistir aos filmes, pude ter a certeza de que, por enquanto, a série não está em minhas prioridades.

    Beijo,
    Pamela.

    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já vi várias resenhas sobre Jogos Vorazes mas não consigo ter vontade de ler =/
    Acho que vou ver o filme primeiro e depois quem sabe desperta a vontade de ler...

    Beijos <3
    http://lendocomaolly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu sou suspeita para falar, simplesmente amo essa trilogia!! Espero que você continue gostando, muita gente pega raiva dela no terceiro livro... rs... E não torci pro Peeta desde o início, mas depois peguei antipatia do Gale e me tornei Team Peeta demais!! hehe....

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  5. Desta trilogia só li este primeiro volume e eu não gostei não. Achei meio chato e a narrativa não me agradou. Mas eu até que gostei do filme...

    Abraços!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  6. Oi flor,

    Bom estou com os livros aqui pra ler e pretendo termina-los agora nas férias, confesso que logo de cara não me chamou tanta atenção, mas assistindo aos filmes me interessei pela história.
    Gosto de personagens fortes como a autora fez.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  7. Oi,

    Sou louca pra ler esse livro, já assisti o filme, e me apaixonei, quase não leio resenhas do livro, por preguiça mesmo, acho o Peeta demais, amo ele, (by: filme).

    Mayla
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu fico um pouco desanimado com livros que já saiba o final, quem não viu o filme ? Todos nós sabemos que o livro é melhor, mas é quase que chato ler um livro que você já saiba o que vai acontecer, mesmo pensando assim eu vou ler jogos vorazes este mês.Parabéns pela resenha.
    Beijos, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Essa trilogia virou febre, mas não sinto vontade de lê-la.
    Curto temas mais lights, rs
    Bj!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu li os três livros ano passado...
    E acho a série muito boa...
    Na minha opinião Em Chamas é o melhor...
    Mas diferente de você eu prefiro o Gale...rs'
    Então A Esperança se destaca para mim somente pq ele aparece mais...

    Beijos...
    http://ceciliabraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que resenha linda!!!!!!!! Não é de hoje que sou fã da saga e se eu não fosse ficaria com a sua resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Letícia,
    tudo bem?
    Essa série virou uma febre. Muito amam, mas de repente, comecei a ver alguns comentários negativos. No início confesso que também não me interessei. Mas conhecendo a história através das resenhas, percebi que foi um erro. Eu quero muito ler. Parece ser uma história mais forte do que pensamos.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie Lé
    Eu já a trilogia já algum tempo é gostei muito. Meu livro preferido é Em Chamas!
    Parabéns pela sua resenha, me fez lembrar de quando estava lendo primeiro livro.
    Beijos


    Jéssica
    http://www.leitorasempre.com/

    ResponderExcluir
  14. Essa é uma série tão bem comentada, mas não tenho nenhuma vontade de ler, a premissa não me atrai em nada, e de quebra assisti o filme e não gostei.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  15. Olá amiga!
    Mesmo sendo um livro infanto juvenil,estou super ansiosa para conhecer melhor a história. Todos falam super bem dele!
    Espero conhecer em breve profundamente o seu querido!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li JV :/ Mas espero poder ler, já vi o filme por causa do meu mozaum, mas acho que tanto o livro quanto o filme podem ser surpreendentes e perfeitos!

    ResponderExcluir

Obrigada pelos seu comentário, ele move nosso blog e nos faz muito contentes.

 
Copyright © 2014 Louca Escrivaninha
Traduzido Por: Louca Escrivaninha - Design by Le Pimenta