Ultimas

03 julho 2013

(Resenha) Kiera Cass - The Selection 01 - A Seleção


Título: A Seleção - Autora: Kiera Cass - Edição: 1 - Editora: Seguinte - Ano: 2012 - Páginas: 362
Sinopse: Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. 
Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.

----

A Seleção é a minha leitura da semana especial do Clube do Livro de Belo Horizonte. Este mês o tema é Distopias e nosso encontro será na Leitura do Shopping Cidade, Sábado 07/07 as 15:00 horas. 

Pós Quarta Guerra Mundial, novos países são criados, tradições há anos abolidas voltam com todas as forças a vigorar,  brigas por expansão de fronteiras acontecem todo o tempo. Mas mesmo com todos esses desfechos, nossa autora nos conta a historia de  America, uma jovem musicista que vive com os pais e os dois irmãos caçulas.

Imagine voltar ao tempo da monarquia, onde a sociedade é dividida em Castas e tudo que você conheceu ate agora não existe mais. Então, prepare-se para o livro: a Seleção, onde um novo mundo foi criado, onde nossa protagonista America o conduz por toda a  história, mostrando que nem tudo são flores nessa nova sociedade vigente, as casta são dividas do um ao oito, sendo que a um é somente para a nobreza e o oito são os mendigos. Mas imagina viver no local que, ou você casa com um homem de uma casta mais elevada que a sua, para mudar de posição e poder trabalhar em outra coisa, ou você trabalha o resto da vida em uma função, hum, nada de jogador futebol recebendo milhões, ou artista recebendo mais que um dia pode gastar, ali o máximo que vai fazer é para o pão do dia e rezar para que seus filhos quando nascerem tenham o mesmo dom de sua casta por que senão, estão bem dos ferrados.

O livro conta a estória de America, uma jovem que persuadida pela mãe, se escreve em uma seleção, para tentar se casar com o príncipe, que atingiu a idade de se casar. Ninguém perguntou ao homem se ele queria, mas tudo bem. Ela não acha que será capaz de passar e muito menos casar com o príncipe, já que para ela, o mesmo tem uma cara de ser muito do chato e seus olhos já foram postos no tudo de bom Aspen. O problema da nossa mocinha é que ele é de uma casta inferior a ela e por isso está irredutível em pedir a moça em casamento, sabendo que como ele é de uma casta abaixo dela, ela cairia em sua casta e a situação só pioraria. Então ele pede a ela que se inscreva na seleção para concorrer a mão do príncipe Maxon e com isso sua chance de elevar sua casta e de sua família aumentam.

Ai ai, que lindo, um triangulo amoroso vai se formar aí gente? Por que nossa mocinha foi selecionada entre as 35 participantes e irá se mudar para o castelo do príncipe e tentar conquistar sua mão, mesmo não sendo o seu plano original.

O que posso dizer do livro, no início ele me cansou um pouco, não por que a escrita da autora fosse complicada, pelo contraio, é bem gostosa, mas achei que demorou muito a chegar a carta das selecionadas, olha, uma ansiosa como eu tinha ido em encontro do livro, não achei que foi tudo aquilo que me apresentaram não, o príncipe podia ser mais direto e nossa mocinha menos comum, mas tirando isso o livro flui que é uma beleza, a história o prende do inicio ao fim e você consegue ter uma visão bem legal do que a autora queria mostrar pós guerra mundial. Mas falando sério, o pobre só se ferra gente, não tem uma única vez que ele se dá bem, rsrs, não tem como criar uma sociedade onde todo mundo tem o mesmo estilo de vida confortável não? O pior nesse livro, é que tipo, se meu marido for de uma casta abaixo de mim eu que tenho que descer e não ele que subir, eita, mas voltando ao livro leiam e me falem o que acharam, dos pontos forte e fracos, vamos conversar sobre tudinho ok? Não precisa ficar tímido, se achegue a casa é nossa. 




7 comentários:

  1. Que legal, não conhecia nenhum clube do livro de BH, sempre fico de fora dos eventos literários que tem por aqui, como faço pra participar?

    Eu amei esse livro, estou louca para ler A Elite, a autora me encantou do início ao fim, adorei sua resenha!

    Adorei o seu blog, estou te seguindo. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  2. Oi....
    Adorei a resenha. Achei bem legal.. Eu tenho esse livro e estou louca para ler, mas ele está na fila e tem alguns na frente dele, talvez eu consiga coloca-lo na minha meta de agosto... Xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a sua resenha, me deixou com muita vontade de ler!!
    Essa é uma das distopias que ainda não li e morro de vontade :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. é um dos meus livros preferidos, comecei a ler e não consegui parar, li em menos de um dia, é muito bom, já li A Elite tbm e amei, esperando ansiosamente por The One *-*
    adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Lê, eu me surpreendi com este livro, quando comecei a ler não dava muita coisa por ele. Hoje estou louca para ler a continuação e apaixonada pelo príncipe.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Eu não li esse livro, mas ele está na minha lista de livros para se ler muito em breve.

    Tanta gente fala desse tal príncipe, e eu estou doidinha para conhecê-lo.

    Adoreeei, nunca tinha lido resenha sobre o livro, só a sinopse.

    Estou muito a fim de ler por ser distopia e de autor nacional.

    Adoro história envolvente e com acontecimentos nos devidos tempos; isso demonstra um grande talento do autor.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Já vi outras resenhas desse livro e não achei ele tão interessante assim.

    Uma coisa meio clichê... Parece um filme da barbie que assisti com a minha filha. Hhaha

    Adorei essa coisa de Clube do Livro... Beijos

    Livros... Eu quero ler sempre

    ResponderExcluir

Obrigada pelos seu comentário, ele move nosso blog e nos faz muito contentes.

 
Copyright © 2014 Louca Escrivaninha
Traduzido Por: Louca Escrivaninha - Design by Le Pimenta