Ultimas

30 junho 2013

Especial CdL BH: O que é Distopia nos cinema?


Clique na imagem e participe pela Fanpage do clube do livro 


 Boa noite gente!!


Então o poste de hoje é de abertura para nosso primeiro encontro do clube do livro, que será realizado na Livraria Leitura do Shopping Cidade, e estamos contando com todo mundo em, para fazer algo legal e divertido.
O encontro tem como tema os livros Diatópicos e contar um pouco o que distopias, eu tirei as informações da Wikipédia.

Distopia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Distopia ou antiutopia é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utopia ou promove a vivência em uma "utopia negativa"1 . As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, por opressivo controle da sociedade. Nelas, "caem as cortinas", e a sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. A tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, seja de instituições ou mesmo de corporações.

Distopias são frequentemente criadas como avisos ou como sátiras, mostrando as atuais convenções sociais e limites extrapolados ao máximo. Nesse aspecto, diferem fundamentalmente do conceito de utopia, pois as utopias são sistemas sociais idealizados e não têm raízes na nossa sociedade atual, figurando em outra época ou tempo ou após uma grande descontinuidade histórica.

Uma distopia está intimamente conectada à sociedade atual. Um número considerável de histórias de ficção científica que ocorrem num futuro próximo do tipo das descritas como "cyberpunk", usam padrões distópicos de uma companhia de alta tecnologia dominando um mundo em que os governos nacionais se tornaram fracos.




Então consegui entender um pouco o que é o tema de nossa escolha, se não vou resumir aqui para você, distopia são livro ou filme e seriados que aborda o tema uma sociedade alternativa, muitos passam em um futuro próximo ou longe do nosso onde o povo da terra seguiu ou evoluiu de uma forma diferente que o nosso. O cinema, os livros e series tem como costume aborda muito isso, por que é um tema fascinante e cheio de boas ideias e grandes mestres do Cinema usando esse tema, fez filmes de deixar de boca aberta como Matrix(1999), Cisne Negro(2010)e tantos outros que vou deixar para detalhar em um outro poste. Espero que tenha aguçado sua curiosidade e que acompanhe nossa semana sobre o assunto, aqui no blog e no blog amigo As Palavras Fugiram


    

3 comentários:

  1. Amo loucamente distopias!! Sem dúvidas é meu gênero literário preferido!!

    Jogos Vorazes e Feios, são alguns exemplos que eu amo muito! :)

    Beijos
    Ameei o post

    ResponderExcluir
  2. AMO série, filme e livros distópicos, é o meu gênero preferido...

    ResponderExcluir
  3. As distopias têm me conquistado cada dia mais. Amo livros, séries e filmes distópicos. É uma pena que não poder participar do clube, por morar longe.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelos seu comentário, ele move nosso blog e nos faz muito contentes.

 
Copyright © 2014 Louca Escrivaninha
Traduzido Por: Louca Escrivaninha - Design by Le Pimenta