Ultimas

29 agosto 2014

29/08/2014 (Louca na Tela) Se Eu Ficar – If I Stay

Se Eu Ficar
Título: Se eu Ficar – Título Original: If I Stay


Lançamento: 4 de setembro de 2014 – Duração: 1h46min – Dirigido por: R.J. Cutler – Gênero: Drama – Nacionalidade: EUA –  Distribuidor: Warner Bros.
Sinopse: Mia Hall (Chlöe Grace Moretz) é uma prodigiosa musicista que vive a dúvida de ter que decidir entre a dedicação integral à carreira na famosa escola Julliard e aquele que tem tudo para ser o grande amor de sua vida, Adam (Jamie Blackley). Após sofrer um grave acidente de carro, a jovem perde a família e fica à beira da morte. Em coma, ela reflete sobre o passado e sobre o futuro que pode ter, caso sobreviva.  Não recomendado para menores de 12 anos

--

“A vida é o que acontece enquanto você está ocupado fazendo planos”

Acho que esta frase dita logo no início de If I Stay (Se eu ficar) ajuda a simplificar e resumir o que é a vida e como se dá a narração dos eventos do filme.

Bestseller do New York Times o livro “If I Stay” (Se eu ficar) da escritora Gayle Forman, publicado no Brasil pela editora Novo Conceito e adaptado para indústria cinematográfica pela Warner Bros,  é um dos melhores filmes do gênero que eu vi este ano.

Como toda adaptação, algumas mudanças em relação ao livro foram feitas para ajudar a criar uma atmosfera que agrade ao público.


A Lê ganhou convites para a pré-estréia exclusiva do filme ontem às 21 horas no Cineart do Shopping Boulevard e eu Alice e a Renata, colunistas aqui do blog, fomos com ela. Foi muito bom. Uma recomendação para aqueles que como eu se emocionam facilmente: levem lenços. #choreilitros

Antes de falar do filme em si devo fazer alguns comentários: a organização foi excelente, o filme é incrível, como é fato um conhecido sempre faz uma gracinha em algum momento (Luke suspirando um “Ai Meu Deus ! “ super alto no final do filme e fazendo muita gente rir, e a companhia de pessoas conhecidas fazendo a experiência ser incrível.

Bem, eu como uma bookworm, li o livro antes de ver o filme, o que não impede aqueles que não leram de ver. Então não reparem se eu citar algumas partes do livro. Durante o filme a Lê ficava me cutucando e comentando partes que estavam diferentes do livro.

Se Eu Ficar : Foto Chloë Grace Moretz, Joshua Leonard

Existem dois tipos de livros e filmes, aqueles que você termina de ler e te deixa lembranças passageiras dos protagonistas, do enredo e da história em si, ou então faz com que você repare em várias inconsistências, buracos gritantes e dissonantes do enredo, e até mesmo na superficialidade de um personagem. Enfim um um livro/filme qualquer que você leu e gostou ou não e que em pouco tempo você acaba por esquecer.

Porém “Se Eu Ficar” é aquele livro/filme que toca o seu coração de uma forma que dá aquela sensação de despertar algo no seu mais profundo ser. Aquelas memórias dos momentos que marcaram a sua vida, que é o que vemos no filme: Os principais momentos na vida de Mia.

Sei que quando finalmente eu pegar no sono irei repassar em minha mente e em meus sonhos os momentos em que meus olhos ficaram inchados ou vermelhos pelas lágrimas derramadas (sou chorona *-*)


Se Eu Ficar : Foto Chloë Grace Moretz, Jamie Blackley


Mia tem dezoito anos e tem o tipo de família que qualquer adolescente iria rezar para ter (Que pai vai te incentivar a sair com a galera sem medo, porque tal galera é parecida com o estilo deles quando jovens?  E não estipula um toque de recolher(Alô produção, quem é o responsável por aqui?)), e o tipo de namorado que só pode existir no mundo fictício. Além disso, ela é uma musicista talentosa e acabou de fazer uma audição para Julliard, o sonho de faculdade de muitas pessoas do meio artístico e musical.


 Mia tem uma escolha, ela pode seguir o seu amor pela música, ir para Julliard e realizar seus sonhos de violoncelista, ou ela pode ficar com a sua família, o amor da sua vida e seguir seu coração. De qualquer maneira, ela tem algo a ganhar e muito a perder. Então, numa manhã fatídica, o mundo de Mia é virado de ponta-cabeça e a vida que ela tinha até então muda.

Muito dá história é mostrado através de flashbacks de momentos diferentes da vida de Mia, e através deste podemos ver que sua relação com seus apesar de seus altos e baixos  é fantástica e acho que a mãe ou o pai fala que “Culpa e suborno é o que mantém pais e filhos unidos para sempre” coisa que acho super válido.

Se Eu Ficar : Foto Chloë Grace Moretz, Joshua Leonard

A atriz Chloë Grace Moretz deu um show de interpretação como Mia, principalmente nas cenas que mostram a dedicação da personagem a música clássica ao tocar seu violoncelo.



Outra frase que achei interessante durante o filme também gera certa reflexão:
“Às vezes você faz escolhas na vida, mas às vezes as escolhas fazem você”

Na arte, as cores mais brilhantes aparecem ao lado mais escuro das linhas e tanto no filme quanto no livro, os momentos mais carinhosos, ternos e felizes são cercados por uma dor tão palpável, que você vai rir através de suas lágrimas e chorar com um sorriso.

“Se eu ficar” demonstra o tipo de beleza que só pode existir ao lado de desespero e brilha ainda mais para ele. Ela está cheia de alegria e tristeza, risos e lágrimas, nascimento e morte, amor e perda.



Se Eu Ficar : Foto Chloë Grace Moretz

Para concluir devo dizer que a autora do livro que inspirou o filme, ao escrevê-lo o fez cheio de paralelos, mostrando uma prova de que a vida não tem oposto e, assim, deixa os leitores/espectadores experimentarem uma gama de emoções.

Super recomendo.



(Fotos tiradas do Google)

2 comentários:

  1. Olá,
    Tudo bem?
    Já tinha ouvido falar sobre o lançamento e fiquei logo ansiosa, agora que vi os personagens... Amei saber mais!
    Beijos*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir
  2. estou ansioso para a leitura desse livro. :D

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelos seu comentário, ele move nosso blog e nos faz muito contentes.

 
Copyright © 2014 Louca Escrivaninha
Traduzido Por: Louca Escrivaninha - Design by Le Pimenta