Ultimas

30 abril 2014

30/04/2014 - (Resenha) - Abuso de Fraqueza e Outras Manipulações - Marie-France Hirigoyen


Titulo: Abuso de Fraqueza e Outras Manipulações, Autora: Marie-France Hirigoyen,  Edição: 1,  Editora: Bertrand Brasil,  Ano: 2014,  Páginas: 224, Tradutor: Clóvis Marques

Com uma análise baseada em anos de pesquisa e experiência clínica, Maria-France Hirigoyen escreveu Abuso de fraqueza e outras manipulações, livro que, como os demais da autora, tornou-se referência no assunto. Hirigoyen desmonta, nessa obra, todos os mecanismos do abuso do indefeso e como se passa da influência à manipulação; tudo minuciosamente detalhado em uma linguagem acessível a todos. O livro ainda oferece uma visão ampla de todos os tipos de manipuladores, dos mais banais aos mais temíveis. Este livro é ferramenta indispensável para se precaver de tais ações, mas também para que a sociedade compreenda como esse abuso ocorre. Entender não é somente o primeiro passo na direção de ser melhor, mas também o melhor meio de evitar que isso se repita.


Estudo Administração e uma das coisas que notei na faculdade, é que a maioria das pessoas (inclusive eu), antes de começar não sabe direito o que é o curso, acham que a função do administrador é somente calcular taxas e fazer bons negócios porém Administração é muito mais que isso, um exemplo de  matéria que temos é Direito e suas variações. 

Mas você deve estar se perguntando por que estou falando disso no início  o motivo é que o livro da resenha ajudou na ilustração de temas que meu professor expôs na sala e fez com que eu compreendesse bem melhor a matéria. 

No livro vamos ler bastante sobre um crime bem complicado:

* Dolo: em Direito Civil, dolo é uma espécie de vício de consentimento, caracterizada na intenção de prejudicar ou fraudar um outro. É o erro induzido, ou proposital. 

*Culpa: Na culpa, o agente não possui a intenção de prejudicar o outro, ou produzir o resultado .

*Simulação: A má-fé ocorre contra terceira (é o caso da maior parte dos crimes tributários.) E como esse crime vem em diversas formas. 

Em “Abuso de Franqueza e Outras Manipulações” a autora ilustrou bem muitos dos atos jurídicos que estudei na faculdade e a forma como a manipulação e mais que uma simples jogada de cartas de baralho e que a várias forma de manipular, machucar, coagir, ameaçar e abusar de uma pessoa não importando sua faixa etária ou seu gênero. O livro da escritora Maria-France Hirigoyen embasado em vários termos de pesquisas e jurídicos, mostra diversos deles no cotidiano e como cada um se encaixa em uma forma de crime. 

Como estou tendo aula sobre o assunto, os termos usados pela autora e a forma como ela os enquadra não me assustou, mas para um leigo sobre o Direito o livro é complicado e cheio de termos que talvez nunca tenha ouvido falar, mas também é uma forma ótima para descobri que abuso e mais que excesso de força física e que muitas pessoas que passam por isso não tem como lutar ou até mesmo pedir ajuda, então cabe ao de fora prestar um pouco mais atenção ao semelhante, “mas como fazer isso quando não sabemos que o abuso vem em diversas formas?” Em Abuso de Franqueza e Outras Manipulações a autora vai apresentando vários tipos e eu fiquei bem impressionada com a capacidade do ser humano conseguir destruir a vida de alguém e como a justiça age em relação a cada um. Minha recomendação e que você leia de cabeça calma e de mente aberta e um dicionário ao lado para fazer algumas pesquisas quando surgir alguma duvida, e não se intimide pela forma que a autora criou seu livro.

Postar um comentário

Obrigada pelos seu comentário, ele move nosso blog e nos faz muito contentes.

 
Copyright © 2014 Louca Escrivaninha
Traduzido Por: Louca Escrivaninha - Design by Le Pimenta