Ultimas

11 fevereiro 2014

11/02/2014 - (Resenha) Suzanne Collins - Jogos Vorazes 02 - Em Chamas

Titulo: Em Chamas, Subtitulo: Jogos Vorazes, autora: Suzanne Collins, Edição: 1, Editora: Rocco, Ano: 2011, Páginas: 413  

Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.  

"Estou sentindo novamente aquela coisa. Aquela coisa que só senti uma única vez antes. Ano passado na caverna, quando estava tentando fazer com que Haymitch nos enviasse comida. Beijei Peeta umas mil vezes durante aqueles Jogos e depois. Mas houve apenas um beijo que fez com que eu sentisse algo se agitando bem dentro de mim."

Para um livro de transição entre início e o fim da história, Em Chamas superou em muito minhas expectativas com um enredo bem escrito e cheio de novidade que leva o leitor ao desespero por seus personagens favoritos. Sazanne Coliins mostra que não veio para brincar e nem para parar no meio da história. Nesse segundo livro Katniss e Peeta voltaram para casa, e esperam que tudo volte ao normal, cada um para sua vida e família, e você como leitor também espera descobrir como a autora contou o começo da vida deles após Jogos Vorazes.

Já terei que te desiludir por que nada disso acontece, Katniss e Peeta já voltam brigados, cada um toma seu rumo, mas ele ainda tem trabalho juntos, por que eles podem ter saído da arena  vivos, mas não livres. Tendo que fazer a Turnê da vitória pelos outros distritos e provar ao povo e a Capital que ainda são o casal desafortunado, que se amam loucamente e fazem tudo para salva um ao outro.

Eu aprendi a gosta de distopia a pouco tempo, se não me engano essa série foi a primeira que eu li sobre o tema, com um pé atrás, principalmente pelo assunto ter uma grande guerra e muita gente morrendo de forma bem explicita no livro, eu realmente achei que não ia gosta tanto quanto, mais ainda desse segundo livro, que os autores costumam perde um pouco o fôlego e deixar muita ponta solta para ter história para o final.

Porem o que encontrei foi uma leitura gostosa, cheia de ação e expectativas, que  me fizeram devorar o livro em dois dias, que ofereceram alguma noite mau dormidas por que fique impressionada e com  a certeza que mesmo sendo uma realidade viva por muitas crianças em pais em guerra não gostaria que nenhuma delas lessem essa historia, por causa do seu realismo e crueldade.

Sazanne Coliins foi um gênio que soube amarrar em muito seus leitores e criar personagens tão humano e cheios de vida, com característica que você consegui os identificar em uma conversa por elas.  Eu adorei a forma como ela descreve com o povo vive e como eles ficam depois de passar pelas mãos da capital que sempre arruma um jeito de mostrar sua força, e crueldade, acabando fazendo você refletir se o mundo que estamos vivendo não esta caminhando para algo parecido com o que ela descreve, já que muitos países já vivem essa realidade.

Por fim o livro termina de uma forma tão desesperadora que a vontade é de arrancar os cabelos e descobrir endereço da escritora só para matar a mulher, simples assim, mas Suzanne e mestre em fazer isso no primeiro livro ela termina de uma forma que você fica extremamente curioso e no segundo livro a mesma coisa, mas antes era ansioso para descobri como está sendo a vida dos personagens pós jogos, agora é para descobri  quem vai ganhar a guerra.







Um comentário:

Obrigada pelos seu comentário, ele move nosso blog e nos faz muito contentes.

 
Copyright © 2014 Louca Escrivaninha
Traduzido Por: Louca Escrivaninha - Design by Le Pimenta