Ultimas

16 dezembro 2013

Saga Percy Jackson l Top 10


Desde o momento em que  criei o Clube do Livro – BH, tenho  pesquisando na internet a respeito de diversas sagas literárias, das que viraram flimes, as que caíram no gosto popular e também por aquelas que estão chegando chegando ao Brasil.  Fiz pesquisa sobre Eventos, que aconteceram em Belo Horizonte sobre o tema “ Sagas Literárias” para conhecer melhor os leitores e suas preferências, e posso dizer que  a pesquisa de campo foi uma das melhores ideia. A pesquisa me deu o prazer de conhecer várias pessoas maníacas por sagas e isso fez com que me apaixonasse um pouco por cada uma delas. A vibração de estar em um evento cheio de pessoas com os mesmos gostos literário é indescritível. Acredito que seja pelo fato de você ter com quem trocar os pro menores a respeito de seu personagem favorito, e por que nem sempre você estará contando spolier, afinal ambos já lerem os livros. Além disso, você descobrir coisas que passaram despercebidas e por que não encontrou nada na internet.  

Foi pesquisando sobre sagas para abastecer a página do Clube do Livro - BH, que resolvi trazer para vocês algumas curiosidades que eu encontrei na internet e nos encontro em que participei. 


1 - Percy é geralmente retratado como amável, amigável, e por muitas vezes, disposto a arriscar sua vida para salvar seus amigos e até mesmo seus inimigos. Ele tem um grande senso de humor sarcástico, e é dessa maneira que os livros de Percy Jackson & Os Olimpianos são escritos.   Percy parece antipatizar-se com os títulos que lhe são dados, como nos casos dos Pégasos que chamam-no de "chefe" ou "senhor" sempre que falam com ele. Ocasionalmente, Percy demonstra ser bastante infantil. Ele tem um grande sentimento de lealdade para com seus melhores amigos, Annabeth Chase e Grover Underwood. O que Percy mais preza em sua vida são seus pais (Sally Jackson e Poseidon) e seu meio irmão Tyson, Grover, Annabeth e o Acampamento Meio-Sangue (a sua verdadeira casa). É emocionalmente instável e não entende os seus sentimentos por Annabeth. 


2  - Poseidon  é seu pai, o deus da água, dos mares, dos terremotos e dos cavalos. É dele que herda habilidades e poderes no controle da água e participa de toda a jornada de Percy, principalmente no último livro em que ajuda na derrota dos titãs e salvação do Olimpo. De aniversário lhe dá um dólar de areia (bolacha de areia), que Percy usa no último livro para proteger a cidade de Nova York dos inimigos.E segundo Poseidon (em a batalha do labirinto) Percy é o seu filho favorito


3 – Quais os poderes de Percy: 
Ele pode entrar na água e não se molhar, tornando objetos secos ao tocá-los.
Tem controle sobre a água, sendo capaz de manipulá-la.
Quando está na água, Percy ganha mais energia, força e fica curado de seus ferimentos involuntariamente.
Pode manipular os navios com sua mente.
Identificar o estado da água.
Por ser filho de Poseidon (também conhecido como "o senhor dos terremotos"), Percy pode causar terremotos poderosíssimos, como é mostrado no livro A Batalha do Labirinto.
Enquanto no mar, Percy tem perfeito conhecimento de suas atuais coordenadas.
Percy pode se comunicar telepaticamente com os animais marinhos e equinos (cavalos, zebras, pégasos, etc.), os quais na maioria das vezes lhe obedecem e tratam-no com respeito.
Percy pode respirar embaixo d'água.
Localizar objetos que estão no mar.
Uma vez que Tyson é seu meio-irmão, eles podem se comunicar telepaticamente em baixo d'água.
Percy pode suportar uma grande pressão subaquática.

The Lightning Thief

4 -  A primeira cópia do livro foi lançada no dia 1 de julho de 2005 pela Miramax Books, com 384 páginas, e no idioma inglês americano.


5 - Os Arquivos do Semideus (título no Brasil) é um livro complementar da série Percy Jackson & Os Olimpianos. Traz três contos inéditos, entrevistas com os campistas, e imagens. Foi lançado nos Estados Unidos em 2009 pela Editora Disney Hyperion e no Brasil em 10 de agosto de 2010 pela Editora Intrínseca.


6 - O desenvolvimento, tanto para O Ladrão de Raios quanto para a série como um todo, começou quando Riordan começou a fazer histórias para seu filho Haley, que havia recentemente sido diagnosticado com TDAH e dislexia. Seu filho estava estudando mitologia grega, em segundo grau e pediu que seu pai escrevesse histórias de ninar baseadas em mitos gregos. Riordan tinha sido um professor de mitologia grega no ensino médio há muitos anos e foi capaz de lembrar da histórias o suficiente para agradar o filho. Riordan logo começou a escrever mitos sobre seu filho, em seguida, pediu-lhe que fizesse novos contos, dessa vez usando os mesmos personagens dos mitos gregos e adicionando novos. Assim, Riordan criou o personagem fictício Percy Jackson e fez a história de como ele iria viajar através dos Estados Unidos para recuperar o raio de Zeus. Depois que ele terminou de contar a história para seu filho, ele então pediu que seu pai lhe escrevesse um livro baseado em aventuras de Percy.


7 -  Todas as ilustrações oficias da série foram feitas pelo norte-americano John Rocco. Em nota oficial para a Amazon, Rocco afirmou que era seu sonho se tornando realidade, quando foi convidado para ilustrar O Ladrão de Raios . Afirmando também que foi muito difícil de pintar sobre o livro já que o mesmo tinha "momentos maravilhosos". Rocco disse que queria criar um equilíbrio entre cenas dramáticas e momentos de silêncio e "capturar o espírito dos personagens de Rick Riordan". Terminando a nota ele diz que "foi a sua própria grande aventura ajudar a trazer este livro à vida de uma maneira nova, na cor, na página"


8 -  Desde que o primeiro livro da série, O Ladrão de Raios , foi lançado em 2005, o autor Rick Riordan vem enfrentando uma série de acusações, principalmente de plágio em relação a outras bem sucedidas séries de livros infanto-juvenis publicadas anteriormente, como Harry Potter. Até mesmo Rick assumiu que o enredo e os personagens de O Ladrão de Raios  se assemelham de forma considerável com os da série da autora britânica J. K. Rowling.
 - Outras acusações que o autor norte-americano vem enfrentando é o de etnocentrismo, isto é, quando um individuo acredita piamente que seu hábitos e cultura são melhores que os demais, julgando-se superior e mais importante. Isso ocorre claramente quando o personagem Quíron, um lendário e sábio centauro, explica à Percy, protagonista da série, em o Ladrão de Raios, o porquê dos deuses gregos, estarem vivendo, em pleno século XXI, nos EUA, e não na Grécia, como é mais lógico — instalando no país, inclusive, o Olimpo, no edifício Empire State Building, em Nova Iorque, lar dos deuses, e o Mundo inferior em Los Angeles, na Califórnia. Ele diz:
            “Morreram? Não. O Ocidente morreu? Os deuses simplesmente se mudaram, para a Alemanha, para a França, para a Espanha, por algum tempo. Aonde quer que a chama brilhe mais, lá estavam os deuses. Eles passaram vários séculos na Inglaterra. Tudo o que você precisa é olhar para a arquitetura. As pessoas não esquecem os deuses. Em todos os lugares onde reinou, nos últimos três mil anos, você pode vê-los em pinturas, em estátuas, nos prédios mais importantes. E sim, Percy, é claro que agora eles estão nos Estados Unidos. Olhe para o símbolo do país, a águia de Zeus. Olhe para a estátua de Prometeu no Rockfeller Center, para as fachadas dos edifícios governamentais em Washington. Eu o desafio a encontrar cidade americana onde os olimpianos não estejam proeminentemente expostos em vários locais. Goste ou não – e acredite, uma porção de gente não gosta muito de Roma também–, os Estados Unidos são agora o coração da chama. É a grande potência do Ocidente. E, portanto, o Olimpo é aqui. E nós estamos aqui.”

09 - Enquanto estava na Universidade, Riordan trabalhou como DIRETOR DE MUSICA num acampamento de verão chamado Acampamento Capers. (Foi daí que ele tirou a ideia do Acampamento Meio-Sangue);


10 - Mensagem de Íris 
São mensagens de vídeo que pode ser usado para se comunicar com os outros usando um arco-íris. O serviço é gerenciado por Íris, deusa do arco-íris.
Normalmente, são os meios-sangues que a utilizam. Para enviar uma mensagem, é necessário encontrar ou criar um arco-íris e depois jogar uma dracma de ouro ou qualquer coisa com um preço bom para ele, dizer ou pensar muito profundamente: Oh Iris, deusa do arco-íris, aceitar a minha oferta. Annabeth é a primeira personagem a utilizar este tipo de comunicação na série, em O Ladrão de Raios , ela a usa para se comunicar de Nova Iorque com Quíron no Acampamento Meio-Sangue.  Elas também podem ser enviadas aos deuses, já que quando Percy se conectou com o Sr. D em A Maldição do Titã.



Fonte:  Wikipédia, G1, Omelete.   Imagens:  Google imagens. 



17 comentários:

  1. Percy <3
    Adoro Percy Jackson e os Olimpianos, estão entre as minhas séries favoritas. Sempre rio muito quando leio os livros, e sabia de quaase todas as curiosidades que você postou, mas acho que é bem legal, para as pessoas que estão pensando em ler a série, lerem esse post, porque tem informações bem bacanas sobre a série : )

    ResponderExcluir
  2. Eu sinceramente não conheço muito da história de Percy Jackson. Eu vi muito sobre o filme, quando passava o trailer na tv.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi!

    Nem posso comentar muito, pois não acompanho essa série.
    Mas li por aí, que as adaptações para o cinema decepcionaram aos fãs...

    Bj!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Leh.

    Vi apenas um flime desta saga e não fui muito com a cara. kkkkkkkkkk
    Os livros tenho uma amiga que os leu e não gostou muito, fiquei com um pé atrás, mas
    qualquer dia posso até ler. rs

    Adorei as curiosidade.
    E muitas das críticas feitas ao meu ver elas são bem do lado "inveja".

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei as curiosidades :D Apesar de não ser fã da saga...
    Então não conheço muito da saga, mas as curiosidades puderam esclarecer algumas coisas para mim hehehe

    Estou seguindo o seu blog, retribui o meu?
    http://lendocomaolly.blogspot.com.br/
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Ai que postagem linda! Super bem feita!
    Eu como uma fã do Percy adorei!
    Parabéns Flor!
    Adorei sua escrita!
    Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Achei bem legal os livros, mas não me surpreendeu como As Crônicas de Narnia ou O Senhor dos Aneis. Tem um charme por envolver deuses, coisa que adoro.
    O post ficou lindo!
    Parabéns pelo blog e pela criatividade!!!

    Mia Antiery
    http://imaginemia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu li a saga de Percy mas não gostei, e, principalmente as duas adaptações cinematográficas do primeiro e segundo livros, muito diferente das páginas! Mas depois do seu post eu percebi coisas que durante a leitura não tinha me atentado. Não sei se daria outra oportunidade a Riordan. Quem sabe futuramente se ele mudar seu foco de semideuses e essas coisas coisadas (risos).

    Beijos e sucesso.

    Emmanuel

    ResponderExcluir
  9. Olá

    Realmente essa saga que trata de mitologia faz muito sucesso!

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  10. OI le, eu fiquei com vontade de ler os livros desta serie por causa dos filmes, eu adoro o ator que faz o percy e fiquei com muita vontade de ler os livros para ver os filmes, ja tenho o primeiro livro aqui na minha estante e quero ler em breve kk

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Gostei das curiosidades, eu não sabia várias delas hahah apesar de já ter lido a saga toda de PJO (só não li a segunda parte da saga, Heróis do Olimpo, correto o nome?) eu nunca tinha pesquisado nada sobre.. mas é bem legal c:
    xx
    http://www.theyoungcouture.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá amiga
    Nunca li nenhum livro da série, mas achei bem interessante as curiosidades.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Muito bacana o post com as curiosidades e afins, gostei gostei :) Adoro a série.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante as informações eu gosto muito dessa serie e acho o jeito infantil do Percy fofo hehe, ah que legal eu não sabia que o autor criou as estorias pra ajudar o filho, esse negocio de plagio é estranho por que hoje em dia a maioria das coisas já foram criadas então tudo vai ser plagio, HP é incrível mas bruxos já existiam então quer dizer que é plagio também, creio que podemos usar algo que já existe e criar outra coisa em cima do senso comum

    bjos

    ResponderExcluir
  15. meu irmão tem todos os livros
    assistiu todos os filmes
    e me fez assistir
    acabei gostando rs

    lindo dia bjs

    Ser Mamãe Pela Segunda Vez
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  16. Que lindo que uma experiência pessoal de a ideia do acampamento! Diretor de música? Não imaginaria! rs...

    E adorei saber que o ilustrador gostou tanto de fazer o trabalho. =)

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Oie Lé
    Eu ainda não li Percy Jackson, mas quero muito ler. Gostei muito das curiosidades que você citou, já que me deixou mais antenada na série e mais curiosa em saber os mistérios dela.
    Belo post.

    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelos seu comentário, ele move nosso blog e nos faz muito contentes.

 
Copyright © 2014 Louca Escrivaninha
Traduzido Por: Louca Escrivaninha - Design by Le Pimenta