Ultimas

16 dezembro 2013

Saga Percy Jackson l Top 10


Desde o momento em que  criei o Clube do Livro – BH, tenho  pesquisando na internet a respeito de diversas sagas literárias, das que viraram flimes, as que caíram no gosto popular e também por aquelas que estão chegando chegando ao Brasil.  Fiz pesquisa sobre Eventos, que aconteceram em Belo Horizonte sobre o tema “ Sagas Literárias” para conhecer melhor os leitores e suas preferências, e posso dizer que  a pesquisa de campo foi uma das melhores ideia. A pesquisa me deu o prazer de conhecer várias pessoas maníacas por sagas e isso fez com que me apaixonasse um pouco por cada uma delas. A vibração de estar em um evento cheio de pessoas com os mesmos gostos literário é indescritível. Acredito que seja pelo fato de você ter com quem trocar os pro menores a respeito de seu personagem favorito, e por que nem sempre você estará contando spolier, afinal ambos já lerem os livros. Além disso, você descobrir coisas que passaram despercebidas e por que não encontrou nada na internet.  

Foi pesquisando sobre sagas para abastecer a página do Clube do Livro - BH, que resolvi trazer para vocês algumas curiosidades que eu encontrei na internet e nos encontro em que participei. 


1 - Percy é geralmente retratado como amável, amigável, e por muitas vezes, disposto a arriscar sua vida para salvar seus amigos e até mesmo seus inimigos. Ele tem um grande senso de humor sarcástico, e é dessa maneira que os livros de Percy Jackson & Os Olimpianos são escritos.   Percy parece antipatizar-se com os títulos que lhe são dados, como nos casos dos Pégasos que chamam-no de "chefe" ou "senhor" sempre que falam com ele. Ocasionalmente, Percy demonstra ser bastante infantil. Ele tem um grande sentimento de lealdade para com seus melhores amigos, Annabeth Chase e Grover Underwood. O que Percy mais preza em sua vida são seus pais (Sally Jackson e Poseidon) e seu meio irmão Tyson, Grover, Annabeth e o Acampamento Meio-Sangue (a sua verdadeira casa). É emocionalmente instável e não entende os seus sentimentos por Annabeth. 


2  - Poseidon  é seu pai, o deus da água, dos mares, dos terremotos e dos cavalos. É dele que herda habilidades e poderes no controle da água e participa de toda a jornada de Percy, principalmente no último livro em que ajuda na derrota dos titãs e salvação do Olimpo. De aniversário lhe dá um dólar de areia (bolacha de areia), que Percy usa no último livro para proteger a cidade de Nova York dos inimigos.E segundo Poseidon (em a batalha do labirinto) Percy é o seu filho favorito


3 – Quais os poderes de Percy: 
Ele pode entrar na água e não se molhar, tornando objetos secos ao tocá-los.
Tem controle sobre a água, sendo capaz de manipulá-la.
Quando está na água, Percy ganha mais energia, força e fica curado de seus ferimentos involuntariamente.
Pode manipular os navios com sua mente.
Identificar o estado da água.
Por ser filho de Poseidon (também conhecido como "o senhor dos terremotos"), Percy pode causar terremotos poderosíssimos, como é mostrado no livro A Batalha do Labirinto.
Enquanto no mar, Percy tem perfeito conhecimento de suas atuais coordenadas.
Percy pode se comunicar telepaticamente com os animais marinhos e equinos (cavalos, zebras, pégasos, etc.), os quais na maioria das vezes lhe obedecem e tratam-no com respeito.
Percy pode respirar embaixo d'água.
Localizar objetos que estão no mar.
Uma vez que Tyson é seu meio-irmão, eles podem se comunicar telepaticamente em baixo d'água.
Percy pode suportar uma grande pressão subaquática.

The Lightning Thief

4 -  A primeira cópia do livro foi lançada no dia 1 de julho de 2005 pela Miramax Books, com 384 páginas, e no idioma inglês americano.


5 - Os Arquivos do Semideus (título no Brasil) é um livro complementar da série Percy Jackson & Os Olimpianos. Traz três contos inéditos, entrevistas com os campistas, e imagens. Foi lançado nos Estados Unidos em 2009 pela Editora Disney Hyperion e no Brasil em 10 de agosto de 2010 pela Editora Intrínseca.


6 - O desenvolvimento, tanto para O Ladrão de Raios quanto para a série como um todo, começou quando Riordan começou a fazer histórias para seu filho Haley, que havia recentemente sido diagnosticado com TDAH e dislexia. Seu filho estava estudando mitologia grega, em segundo grau e pediu que seu pai escrevesse histórias de ninar baseadas em mitos gregos. Riordan tinha sido um professor de mitologia grega no ensino médio há muitos anos e foi capaz de lembrar da histórias o suficiente para agradar o filho. Riordan logo começou a escrever mitos sobre seu filho, em seguida, pediu-lhe que fizesse novos contos, dessa vez usando os mesmos personagens dos mitos gregos e adicionando novos. Assim, Riordan criou o personagem fictício Percy Jackson e fez a história de como ele iria viajar através dos Estados Unidos para recuperar o raio de Zeus. Depois que ele terminou de contar a história para seu filho, ele então pediu que seu pai lhe escrevesse um livro baseado em aventuras de Percy.


7 -  Todas as ilustrações oficias da série foram feitas pelo norte-americano John Rocco. Em nota oficial para a Amazon, Rocco afirmou que era seu sonho se tornando realidade, quando foi convidado para ilustrar O Ladrão de Raios . Afirmando também que foi muito difícil de pintar sobre o livro já que o mesmo tinha "momentos maravilhosos". Rocco disse que queria criar um equilíbrio entre cenas dramáticas e momentos de silêncio e "capturar o espírito dos personagens de Rick Riordan". Terminando a nota ele diz que "foi a sua própria grande aventura ajudar a trazer este livro à vida de uma maneira nova, na cor, na página"


8 -  Desde que o primeiro livro da série, O Ladrão de Raios , foi lançado em 2005, o autor Rick Riordan vem enfrentando uma série de acusações, principalmente de plágio em relação a outras bem sucedidas séries de livros infanto-juvenis publicadas anteriormente, como Harry Potter. Até mesmo Rick assumiu que o enredo e os personagens de O Ladrão de Raios  se assemelham de forma considerável com os da série da autora britânica J. K. Rowling.
 - Outras acusações que o autor norte-americano vem enfrentando é o de etnocentrismo, isto é, quando um individuo acredita piamente que seu hábitos e cultura são melhores que os demais, julgando-se superior e mais importante. Isso ocorre claramente quando o personagem Quíron, um lendário e sábio centauro, explica à Percy, protagonista da série, em o Ladrão de Raios, o porquê dos deuses gregos, estarem vivendo, em pleno século XXI, nos EUA, e não na Grécia, como é mais lógico — instalando no país, inclusive, o Olimpo, no edifício Empire State Building, em Nova Iorque, lar dos deuses, e o Mundo inferior em Los Angeles, na Califórnia. Ele diz:
            “Morreram? Não. O Ocidente morreu? Os deuses simplesmente se mudaram, para a Alemanha, para a França, para a Espanha, por algum tempo. Aonde quer que a chama brilhe mais, lá estavam os deuses. Eles passaram vários séculos na Inglaterra. Tudo o que você precisa é olhar para a arquitetura. As pessoas não esquecem os deuses. Em todos os lugares onde reinou, nos últimos três mil anos, você pode vê-los em pinturas, em estátuas, nos prédios mais importantes. E sim, Percy, é claro que agora eles estão nos Estados Unidos. Olhe para o símbolo do país, a águia de Zeus. Olhe para a estátua de Prometeu no Rockfeller Center, para as fachadas dos edifícios governamentais em Washington. Eu o desafio a encontrar cidade americana onde os olimpianos não estejam proeminentemente expostos em vários locais. Goste ou não – e acredite, uma porção de gente não gosta muito de Roma também–, os Estados Unidos são agora o coração da chama. É a grande potência do Ocidente. E, portanto, o Olimpo é aqui. E nós estamos aqui.”

09 - Enquanto estava na Universidade, Riordan trabalhou como DIRETOR DE MUSICA num acampamento de verão chamado Acampamento Capers. (Foi daí que ele tirou a ideia do Acampamento Meio-Sangue);


10 - Mensagem de Íris 
São mensagens de vídeo que pode ser usado para se comunicar com os outros usando um arco-íris. O serviço é gerenciado por Íris, deusa do arco-íris.
Normalmente, são os meios-sangues que a utilizam. Para enviar uma mensagem, é necessário encontrar ou criar um arco-íris e depois jogar uma dracma de ouro ou qualquer coisa com um preço bom para ele, dizer ou pensar muito profundamente: Oh Iris, deusa do arco-íris, aceitar a minha oferta. Annabeth é a primeira personagem a utilizar este tipo de comunicação na série, em O Ladrão de Raios , ela a usa para se comunicar de Nova Iorque com Quíron no Acampamento Meio-Sangue.  Elas também podem ser enviadas aos deuses, já que quando Percy se conectou com o Sr. D em A Maldição do Titã.



Fonte:  Wikipédia, G1, Omelete.   Imagens:  Google imagens. 



18 comentários:

  1. Percy <3
    Adoro Percy Jackson e os Olimpianos, estão entre as minhas séries favoritas. Sempre rio muito quando leio os livros, e sabia de quaase todas as curiosidades que você postou, mas acho que é bem legal, para as pessoas que estão pensando em ler a série, lerem esse post, porque tem informações bem bacanas sobre a série : )

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Muito interessante esse Top. Ainda não li nada do autor, mas tenho curiosidade justamente por ele abordar mitologia. Ainda quero ver como isso ficou no papel. Não sabia que o autor havia sido acusado de plágio.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu sinceramente não conheço muito da história de Percy Jackson. Eu vi muito sobre o filme, quando passava o trailer na tv.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi!

    Nem posso comentar muito, pois não acompanho essa série.
    Mas li por aí, que as adaptações para o cinema decepcionaram aos fãs...

    Bj!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Leh.

    Vi apenas um flime desta saga e não fui muito com a cara. kkkkkkkkkk
    Os livros tenho uma amiga que os leu e não gostou muito, fiquei com um pé atrás, mas
    qualquer dia posso até ler. rs

    Adorei as curiosidade.
    E muitas das críticas feitas ao meu ver elas são bem do lado "inveja".

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei as curiosidades :D Apesar de não ser fã da saga...
    Então não conheço muito da saga, mas as curiosidades puderam esclarecer algumas coisas para mim hehehe

    Estou seguindo o seu blog, retribui o meu?
    http://lendocomaolly.blogspot.com.br/
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  7. Ai que postagem linda! Super bem feita!
    Eu como uma fã do Percy adorei!
    Parabéns Flor!
    Adorei sua escrita!
    Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Achei bem legal os livros, mas não me surpreendeu como As Crônicas de Narnia ou O Senhor dos Aneis. Tem um charme por envolver deuses, coisa que adoro.
    O post ficou lindo!
    Parabéns pelo blog e pela criatividade!!!

    Mia Antiery
    http://imaginemia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu li a saga de Percy mas não gostei, e, principalmente as duas adaptações cinematográficas do primeiro e segundo livros, muito diferente das páginas! Mas depois do seu post eu percebi coisas que durante a leitura não tinha me atentado. Não sei se daria outra oportunidade a Riordan. Quem sabe futuramente se ele mudar seu foco de semideuses e essas coisas coisadas (risos).

    Beijos e sucesso.

    Emmanuel

    ResponderExcluir
  10. Olá

    Realmente essa saga que trata de mitologia faz muito sucesso!

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  11. OI le, eu fiquei com vontade de ler os livros desta serie por causa dos filmes, eu adoro o ator que faz o percy e fiquei com muita vontade de ler os livros para ver os filmes, ja tenho o primeiro livro aqui na minha estante e quero ler em breve kk

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Gostei das curiosidades, eu não sabia várias delas hahah apesar de já ter lido a saga toda de PJO (só não li a segunda parte da saga, Heróis do Olimpo, correto o nome?) eu nunca tinha pesquisado nada sobre.. mas é bem legal c:
    xx
    http://www.theyoungcouture.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá amiga
    Nunca li nenhum livro da série, mas achei bem interessante as curiosidades.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Olá.
    Muito bacana o post com as curiosidades e afins, gostei gostei :) Adoro a série.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante as informações eu gosto muito dessa serie e acho o jeito infantil do Percy fofo hehe, ah que legal eu não sabia que o autor criou as estorias pra ajudar o filho, esse negocio de plagio é estranho por que hoje em dia a maioria das coisas já foram criadas então tudo vai ser plagio, HP é incrível mas bruxos já existiam então quer dizer que é plagio também, creio que podemos usar algo que já existe e criar outra coisa em cima do senso comum

    bjos

    ResponderExcluir
  16. meu irmão tem todos os livros
    assistiu todos os filmes
    e me fez assistir
    acabei gostando rs

    lindo dia bjs

    Ser Mamãe Pela Segunda Vez
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  17. Que lindo que uma experiência pessoal de a ideia do acampamento! Diretor de música? Não imaginaria! rs...

    E adorei saber que o ilustrador gostou tanto de fazer o trabalho. =)

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Oie Lé
    Eu ainda não li Percy Jackson, mas quero muito ler. Gostei muito das curiosidades que você citou, já que me deixou mais antenada na série e mais curiosa em saber os mistérios dela.
    Belo post.

    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelos seu comentário, ele move nosso blog e nos faz muito contentes.

 
Copyright © 2014 Louca Escrivaninha
Traduzido Por: Louca Escrivaninha - Design by Le Pimenta