Ultimas

04 julho 2013

Especial CdL BH: As Principais Distopias nos Seriados



O post de hoje faz parte da semana especial do Clube do Livro de Belo Horizonte. Confira também o post no blog da Marta  aqui. O clube deste mês será sobre Distopias e acontecerá na Leitura do Shopping Cidade, Sábado 07/07 as 15:00 horas.

Meu nome é Camile, e sou uma sagitariana de 20 anos que compra mais livros do que consegue ler, e vê menos filmes do que tem vontade de assistir. A Letícia me chamou pra escrever uma coluna sobre series de tv aqui pro blog, ja que eu vejo e to sempre acompanhando muitas. Na coluna, que vai sair de 15 em 15 dias, vou falar de algumas series novas, antigas, e claro, das minhas favotitas, além de dividir com vocês qualquer novidade interessante que eu descobrir sobre elas. Pra começar, no clima de distopia da semana, escolhi algumas no estilo pra vocês conferirem :P Divirtam-se e sintam-se livres pra deixarem suas opiniões nos comentários. Até mais. o/

Bem, a pedido da Leticia selecionei algumas séries de TV seguindo a linha distópica que tem se visto aqui no blog. Algumas estão por aí há muito tempo, e outras há nem tanto tempo assim. Cada um tem seu próprio gosto, mas acho que vale dar uma conferida. Vamos lá!

Doctor Who: Eu AMO essa série! Tem de tudo – ação, comédia, drama, aventura, ficção cientifica, e um pouco de romance aqui e ali rs. Sem falar no charmoso sotaque britânico, já que essa é uma série inglesa produzida pela famosa rede BBC. A história fala das aventuras de um Senhor do Tempo, alienígena que se parece com os humanos, mas como o nome sugere, tem a habilidade de viajar no tempo. Conhecido apenas como “O Doutor”, ele e alguns acompanhantes viajam pelo universo em sua nave espacial e também maquina do tempo, a TARDIS, que por fora se parece com uma cabine azul antiga da policia de Londres, mas por dentro é bem mais espaçosa que isso. Praticamente não há limites para onde a história pode ir. Num episódio você pode viajar pro passado e lutar contra fantasmas com a ajuda de uma personalidade histórica famosa, e no outro você pode ser levado para zilhões de anos no futuro e assistir, junto com as mais estranhas criaturas, um planeta inteiro explodir. Se ainda duvida de que vale a pena conferir, saiba que ela é tida no Guiness - o livro dos recordes - como a mais longa e mais bem sucedida série de ficção cientifica do mundo, começando a ser exibida em 1963-1989 e depois voltando em 2005 até os dias de hoje. A 7ª temporada da versão atual acabou recentemente.

True Blood: Já que distopia se refere ao contrario de utopia, no caso, uma sociedade ideal, acho que True Blood pode se encaixar na categoria de fantasia distópica, já que aborda criticas a nossa sociedade e certas questões políticas. Sim, como todos devem saber TB tem muito sexo. Mas algo que sempre me chamou a atenção foi exatamente o tom distópico da série. Acho muito interessante a hierarquia política dos vampiros, por exemplo. A série se passa dois anos depois de os vampiros terem se revelado para a sociedade, devido ao fato de os Japoneses terem desenvolvido um sangue sintético chamado “True Blood”. Alegando não precisarem mais se alimentar de humanos graças à invenção, os vamps agora lutam por direitos civis e integração à sociedade. Mas a humanidade não costuma reagir bem ao que é diferente, e os dentuços são frequentemente vistos com medo, preconceito, e uma ocasional retaliação. Mas claro, de santinhos eles não tem nada, afinal eles são criaturas sanguessugas. Na cidadezinha de Bon Temps, Louisiana, no sul dos estados unidos (uma área mais... caipira, por assim dizer, cujo forte sotaque eu acho divertidíssimo de ouvir), vive a garçonete Sookie Stackhouse, que tem a habilidade de ouvir pensamentos. A pessoa poderia pensar “Que demais ter um poder assim” né? Mas imaginem a quantidade de coisa podre e preconceituosa que ela tem que ouvir na cabeça das pessoas. Isso nunca trouxe muita alegria pra ela. Até que ela conhece o vampiro recém chegado a cidade, Bill Compton, cujos pensamentos ela não consegue ler. Daí claro, eles se enrolam e muita coisa acontece. A 6ª temporada da série acabou de estrear nos EUA.

Revolution: Essa é nova. Digo, tanto pra mim quanto na TV em geral. Ainda não vi todos os episódios, então tenho menos pra dizer sobre ela. Em sua 1ª temporada, Revolution se passa 15 anos depois de um mega blackout que apagou a energia dos mundo inteirinho. Isso mesmo, um verdadeiro apocalipse para o modo como vivemos hoje. Sem luz, celular, TV, computador, e o que é bem horrível na minha opinião, SEM internet. Pense nisso, uma vida onde Google, Facebook, Twitter ou qualquer coisa do gênero é nada mais que uma lembrança saudosa. Mas não para por ai. Baterias não funcionam, e qualquer energia usada pra bombear água ou cuidar de plantações já era. Nada de carros, aviões, e nem há navios cruzando os oceanos, o que significa uma total isolação dos continentes. Comida e remédio se tornam escassos, e as pessoas ficam desesperadas. E quando, na história da humanidade, as pessoas lidaram bem com desespero? Logo, vão se voltando umas contra as outras, os governos caem, e do caos surgem as milícias em cada lugar com suas próprias regras. As milícias controlam a comida e as armas. Nem precisa dizer que eles não são as pessoas mais gentis do mundo. No meio de tudo isso, está a família de Ben Matheson, que demonstra estar profundamente ligado a falta repentina de energia. Não vou dizer mais nada porque sou contra spoilers em geral, mas posso dizer que gosto como a história e os personagens parecem se desenvolver rápido, e claramente tem muito mais caroço nesse angu do misterioso apagão do que nós sabemos, e pessoalmente quero muito descobrir.

Fiquei em duvida de qual deveria escolher pra falar por ultimo, já que não são muitas as series distópicas que vejo, então decidi fazer um breve comentário sobre algumas que estão por ai, e vocês digam qual vocês já viram e gostaram. Tem novas, como Defiance que fala de um futuro onde humanos e raças extraterrestres, chamados em geral de Votans,  coexistem como refugiados após uma guerra entre as espécies. A série explora a relação de um homem e sua filha adotada, uma jovem guerreira Irathient , que vão para Defiance, uma cidade reconstruída das ruínas de St. Louis. E In The Flesh, um drama britânico que só tem 3 episodios (como Sherlock), que fala de um futuro pós-apocalipse-zumbi, onde os mortos-vivos recebem tratamento médico para serem reintegrados à sociedade usando tipo maquiagem e lentes, tendo sido diagnosticados com Sindrome do Falecimento Parcial. Claro que não são muito bem recebidos pelo povo. Vi o piloto de ambas, e achei ok, apesar de não serem meu estilo. Tem as já terminadas como V – Visitors, Firefly, e Terra Nova. E a famosa The Walking Dead, que todos já ouviram falar né? Apesar do sucesso, ainda não consegui passar do segundo episódio da 1ª temporada. Não é que eu ache a série ruim nem nada, se não tanta gente não ia gostar, mas realmente nunca gostei nadinha de zumbis, então pra mim é bem difícil assistir. De morto-vivo pra outro, prefiro vampiros, mas pretendo dar mais uma chance a serie.

O que acham das séries que mencionei? Já viram alguma, ou quem sabe todas?

8 comentários:

  1. Dessas citadas eu só assisto Revolution, que é muito legal :D

    Adorei o post!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei !!! Eu amo True Blood e Dr. Who... As ultimas que você citou eu ainda não tinha ouvido falar...


    ResponderExcluir
  3. Eu acompanho Revolution e The Walking Dead, e ao contrário de você eu AMO tudo que envolva zumbis.

    Adoreeei, nunca tinha lido resenha sobre o livro, só a sinopse.

    Estou muito a fim de ler por ser distopia e de autor nacional.

    Adoro história envolvente e com acontecimentos nos devidos tempos; isso demonstra um grande talento do autor.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Desconsidere o último comentário, please, aquele era para outro blog. :p

    Das séries apresentadas eu acompanha Revolution e The Walking Dead, e ao contrário de vc, eu AMOO tudo que tenha zumbis.
    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ah que bom gente, fico muito feliz que tenham gostado do meu 1º post! :D Realmente, são tantas séries novas e antigas por ai, que é difícil conhecer muitas que são menos faladas. É, to gostando de Revolution, e o bom é que ja foi renovada pra 2ª temporada :)

    ResponderExcluir
  6. De todas essas séries que vc citou eu só vejo ou já vi Doctor Who, Revolution, The Walking Dead, Defiance e Terra Nova.. pretendo começar a ver True Blood!
    adorei o post :)

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela coluna!

    Eu conheço essas séries, mas nunca assisti. Acredito serem boas!

    Eu gosto de Supernatural e Dexter!

    Beijos

    Livros... Eu quero ler sempre

    ResponderExcluir
  8. Obrigada mesmo gente *---* Ahh adoro Dexter, mas Supernatural é minha obsessão! kkkkk Se tivesse que eleger só uma favorita, provavelmente seria ela rsrsr Mas essas e outras das minhas favoritas virão em posts futuros. Aliás, meu 2º post sobre as séries dessas quinzena já esta no blog, confiram lá! :)

    ResponderExcluir

Obrigada pelos seu comentário, ele move nosso blog e nos faz muito contentes.

 
Copyright © 2014 Louca Escrivaninha
Traduzido Por: Louca Escrivaninha - Design by Le Pimenta