Ultimas

07 junho 2013

(Resenha) Katie Mcgarry - No Limite da Atração


Título: No Limite da Atração; Autor: Katie Mcgarry; Editora: Verus; Ano: 2013; Páginas: 364


Resumo:

Ninguém sabe o que aconteceu na noite em que Echo Emerson, uma das garotas mais populares da escola, se transformou em uma “esquisita” cheia de cicatrizes nos braços e alvo preferencial de fofocas. Nem a própria Echo consegue se lembrar de toda a verdade sobre aquela noite terrível. Ela só gostaria que as coisas voltassem ao normal.
Quando Noah Hutchins, o cara lindo e solitário de jaqueta de couro, entra na vida de Echo, com sua atitude durona e sua surpreendente capacidade de compreendê-la, o mundo dela se modifica de maneiras que ela nunca poderia ter imaginado. Supostamente, eles não têm nada em comum. E, com os segredos que ambos escondem, ficar juntos vai se mostrar uma tarefa extremamente complicada.
Ainda assim, é impossível ignorar a atração entre eles. E Echo vai ter de se perguntar até onde é capaz de ir e o que está disposta a arriscar pelo único cara que pode ensiná-la a amar novamente.
No limite da atração é um livro sexy e envolvente sobre o amor de duas pessoas que estão perdidas e que juntas tentam desesperadamente se encontrar.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


Resenha:


Supostamente eu deveria estar fazendo uma resenha do livro No Limite da Atração da Katie McGarry, mas primeiro quero pontuar duas coisinhas.

Primeiro, eu estou amando essa leva de livros New Adult que estão chegando aqui no Brasil. São como uma brisa fresca nesse mar de mesmice. Mas espero que as autoras não se prendam em ficar nessa formula menina boa + bad boy porque como tudo uma hora vai cansar.

Segundo, o único problema que vi no livro inteiro é o título, achei o título americano muito plausível com o a história e a tradução para português perdeu isso. Não sei de onde tiraram esse ‘No Limite da Atração’, mas isso é um detalhe.

E por último, paras os desavisados – como eu – esse livro não é um título único e sim, o primeiro livro de uma série intitulada Pushing Limits em inglês. O 1.5 é uma short history sobre a Lilla, a melhor amiga da Echo e se chama Crossing the Line. O 2 se chama Dare You To e é sobre a Beth, a irmã adotiva do Noah e o 3 se chama Crash Into You que é sobre o Isaiah, outro irmão adotivo do Noah.


E eu nunca vi um livro ser tão bem descrito em uma pequena frase “No limite da atração é um livro sexy e envolvente sobre o amor de duas pessoas que estão perdidas e que juntas tentam desesperadamente se encontrar.”

Agora vamos a resenha!

Eu resolvi ler No Limite da Atração por causa de Belo Desastre, me disseram que era o mesmo gênero literário ‘New Adult’ e então arrisquei mesmo depois de ter prometido a mim mesma que não leria romances por um tempo de tanta decepção que tive ultimamente. Ainda bem que resolvi ler.

É um livro bem escrito, que fala sobre perda, traição e aceitação. A Echo e o Noah perderam tudo o que conheciam e amavam muito repentinamente e ambos ainda estão se adaptando a suas ‘novas vidas’.

A Echo era uma menina perfeitamente normal até que aconteceu ‘o acidente’, ela mesma não se lembra o que aconteceu e a única lembrança que tem disso são desagradáveis cicatrizes que cobrem seus braços. Ela sabe que sua mãe bipolar tem algo a ver com isso, pois estava no apartamento da mãe quando aconteceu, fora isso ela não tem ideia de como se machucou e a única vez que tentou se lembrar surtou e apagou por dois dias.

Graças a essas cicatrizes ela se retraiu do mundo. Antes ela era uma menina muito popular e cheia de amigos “nem um pouco verdadeiros, convenhamos”. A maioria desses amigos se afastaram dela e começaram a chama-la de louca nas suas costas e na cara dela também, ás vezes. Ninguém sabia o que houve com ela, exceto que ela apareceu com aquelas cicatrizes e todos achavam que ela tentou se matar. A única amiga que lhe sobrou é Lilla, a fada boa do oeste, segundo a própria Echo.

Para piorar tudo meses antes do acidente acontecer o irmão mais velho faleceu em uma incursão ao Afeganistão. Seu irmão que era a única segurança que ela ainda tinha no mundo lhe foi tirado e o que Echo mais quer é terminar de consertar o carro que o irmão tinha porque acha que assim poderá se sentir menos falta dele.

Na mente da Echo existem duas dela. A Echo de antes do acidente que estava lidando com a separação dos pais. O pai dela trocou a mãe pela babá muito mais nova, a bipolaridade da mãe dela e a perde de seu irmão Aires. E depois disso tudo só sobrou a Echo pós acidente que estava tentando lidar duramente com tudo o que estava acontecido. E tudo, tudo que a Echo mais quer é ser ‘normal’ novamente e ser aceita como era antes. Ela quer sua vida de volta. Junto com suas amigas, seu namorado antigo e tudo o que tem direito. E ela quer suas lembranças daquela noite fatídica em que lhe deixaram as cicatrizes e pesadelos que lhe assombram durante a noite. Sendo que seu maior medo é que no fim seja realmente tão louca quanto sua mãe.

E tem o Noah, o bad boy local. Drogado, delinquente e que todos acham que não tem nenhum futuro, mas a maioria não sabe da vida do Noah e de tudo o que lhe aconteceu que lhe fez tão cínico e desconfiado.

Ele também tem o Noah de antes e o Noah de depois. O Noah de antes era um adolescente completamente normal com uma família ótima, tinha dois pais maravilhosos e dois irmãos pequenos por quem ele é louco, Tyler e Jacob. Esse Noah era o astro do time de basquete e tinha um futuro muito promissor pela frente.

E então houve o incêndio. Os pais dele morreram naquele incêndio e os irmãos e ele não tinham mais ninguém, então foram parar em um lar adotivo. Caíram no ‘sistema’. Então mais uma tragédia ocorre com o Noah. Ele agrediu o seu pai adotivo quando este batia no filho biológico, como resultado foi declarado como instável, separado dos irmãos e impedido de visitá-los. Ele só suporta tudo porque seu maior sonho é poder terminar o colégio e conseguir os irmãos de volta. É sua maior ambição. Ele quer sua família de volta e quer ser ‘normal’ novamente.

Até que o mundo de Noah colide com o mundo da Echo. Eles estudavam juntos na mesma escola, mas nunca tinha conversado muito. A atração estava ali, mas o Noah acha que a Echo é boa demais para ele e a Echo acha que o Noah vai larga-la por causa de seus problemas e suas cicatrizes.

Eles fazem um trato antes de começarem a namorar. Por causa desse trato e de se ajudarem mutuamente que começam a seguir em frente com o que sentem um pelo outro. Mesmo que a Echo tente por um tempo voltar com seu ex-namorado, um idiota por sinal.

O livro fala muito sobre aceitação. Ambos querem mais que tudo ser aceitos novamente e ser o que eram antes, mas ambos percebem que mudaram e que ás vezes temos que aceitar as coisas como elas são e conviver com isso.

Eu gostei bastante do modo que o relacionamento do Noah e da Echo é colocado porque ele não é a história inteira e sim parte dela. O relacionamento deles está muito bem conectado com o resto da história e com as tentativas da Echo de recuperar a memória, aliás acho que a Echo torna o Noah uma pessoa melhor.

O livro não é apenas romance. Sim, o romance dele está ali, mas é como um pano de fundo para as emoções dos personagens. Relativo as emoções é quase esmagador de tão dramático. Você mergulha de cabeça nas dores e nos sentimentos do Noah e da Echo. E ambos estão tão perdidos e sozinhos. Os dois perderam toda a segurança e normalidade que um dia tiveram e tentam a todas as custas recuperá-la. 

A narrativa do livro é em primeira pessoa -  com o Noah e a Echo revezando os pontos de vistas. Na narrativa da Echo não me senti lendo uma Bella da vida que só reclama e choraminga. A Echo é forte e a autora soube muito bem descrever seus sentimentos, suas perdas e sua visão do mundo sem que ela parecesse melodramática e chata. Echo também é um tantinho sarcástica, mas gosto disso nos personagens.
O Noah é um caso à parte. Ele é tão forte quanto a Echo e muito determinado a ter os irmãos de volta chegando ao ponto de ser teimoso sobre isso em algumas situações. Ele é genioso e temperamental, muito impulsivo, ás vezes, chegando as vias de fato por conta de seu temperamento.

Eu realmente prefiro livro em terceira pessoa com um narrador onisciente para que eu não caia no caso clássico de Dom Casmurro, ou seja, julgar alguém por causa da percepção do narrador do livro. Infelizmente esse é o caso desse livro.

Não sei se foi por causa da narrativa da Echo, mas não consegui simpatizar nem um pouco com o pai dela ou sua madrasta, Ashley. A Echo começa o livro dizendo que o pai dela era controlador e isso é a mais pura verdade. Ele não consegue aceitar de jeito nenhum a filha do jeito que ela é e a Ashley me fez lembrar uma esposa troféu ou a madrasta da cinderela, mas como eu disse pode ser minha impressão pela mágoa que a Echo sente e com a sensação de traição que ela tem pela madrasta. Ela culpa a madrasta por sua família ter desmoronado.

Eu me sinto da mesma forma pelos pais adotivos dos irmãos do Noah. O Noah é tão desconfiado em relação a eles que só no final eu soube se eles eram bons pais ou não, porque foi quando o Noah finalmente descobriu se seus irmãos estavam em boas mãos ou não.

Eu fiquei muito surpresa ao constar que esse é o romance de estréia da autora. É impressionante e eu não acho que seja apenas 'sorte de principiante' tem algo especial no modo que ela escreve. Que lhe prende no que está sendo exposto. Ela realmente conseguiu abrir a alma dos personagens nesse livro e acho que isso que é tão encantador. 

No todo é um livro gostoso de ler e o recomendo muito então se deliciem com este livro e depois me falem o que acharam do Noah e da Echo.

Por último, mas não menos importante. A playlist. A autora da uma lista de músicas que usou para se inspirar para criar seus personagens. Eu gostei bastante, pois amo uma música.

História em geral
  • ·        Bad Romance by Lady Gaga
  • ·        Push by Matchbox Twenty
  • ·        Scar Tissue by Red Hot Chili Pepper
  • ·        Use Somebody by Kings of Leon



Noah
  • ·        Down by Jay Sean
  • ·        Changes by 2Pac & Talent
  • ·        Hey Soul Sister by Train



Echo

  • ·        Sometimes Love Just Ain't Enough by Patty Smyth & Don Henley
  • ·        Paint by Roxette
  • ·        The End of the Innocence by Don Henley & Bruce Hornsby
  •  


Cenas Especificas

  • ·        Undone (The sweater song) by Weezer
  • ·        Crash Into Me by The Dave Matthews Band
  • ·        Free by Zac Brown Band – a autora diz que se quiser souber o que aconteceu no verão depois do fim do livro é só ouvir essa música e que esta canção representa tudo o que ela quer para a Echo e o Noah
  • ·        Can You by Angela McGarry – essa música foi escrita depois que leram o rascunho do livro. Está no site da autora.



9 comentários:

  1. Achei a resenha tão boa, que fiquei com vontade de ler, mas a minha listinha de leituras esta enoorme!
    KKKK

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. já vi que vou amar esse livro, adorei
    ótima resenha

    ResponderExcluir
  3. Nunca me interessei muito por esse livro e, pela resenha, não parece mesmo ser o tipo de livro que eu gosto, apesar dos elogios, acho que vou deixar passar. O que mais me chamou a atenção foi a playlist, Red Hot, Kings of Leon, Weezer <3. Aliás, tem vários livros com essas playlists saindo agora, bem legal. =D

    ResponderExcluir
  4. Amei sua resenha, e a playlist do livro; mas não me interessei muito pelo o livro :x
    Beijos.

    CAPRICORNIZANDO

    ResponderExcluir
  5. Resenha mais que completa!! Parabéns!!

    Eu também prefiro o título em inglês, realmente a tradução não foi bem-sucedida. Gostei tanto que vou ter que continuar a série.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelos seu comentário, ele move nosso blog e nos faz muito contentes.

 
Copyright © 2014 Louca Escrivaninha
Traduzido Por: Louca Escrivaninha - Design by Le Pimenta