Ultimas

14 maio 2013

( Você na escrivaninha) Entrevista autora: Maud Epascolato


Bom dia!!

Hoje vou apresenta a vocês uma autora muito fofa que conhece pelo facebook, seu livro será lançado na bienal do Rio Janeiro esse ano, pela editora Modo, e posso dizer que estou super feliz por ela e sua grande estrela, então borá conhecer um pouco mais sobre essa autora meiga que tive o prazer de entrevista.  




01. Quem é Maud Epascolato?
Uma figura feita de sonhos, com a mente nas nuvens e o coração nas mãos. Às vezes, triste; às vezes, alegre, que ama a liberdade, as artes e os mistérios da vida; que desconfia do que vê e acredita no que não vê; uma alma cheia de angústias e com sede de manifestá-las.

02. Por que você decidiu se tornar escritora?
Sempre li, desde criança. Lia quadrinhos e enciclopédias infantis. Gosto muito da língua portuguesa e tinha facilidade em desenvolver as redações na escola. Comecei a ler ficção tarde, com 14 anos. Foi nesse momento que descobri que queria ser escritora e causar nas pessoas o mesmo encantamento que os livros causavam em mim.

03. Quais são seus hobbies?
Adoro ler, ir ao cinema (ou ver filmes em casa mesmo), navegar pela internet, ouvir boa música e bater papo com os amigos.

04. No que você está trabalhando agora?
Estou escrevendo um romance policial sobrenatural. Ainda não posso dar detalhes, pois não cheguei nem na metade dele, mas será um suspense e garantirá bons sustos. Além desse romance, estou dentro de um projeto lindo com outros seis autores, mas ainda é segredo; posso dizer apenas que estou escrevendo um conto para uma antologia que sairá também no ano que vem.

05. Qual é a sua sugestão para aspirantes a escritor?
Não desistam de um sonho. A vida de um escritor não é fácil, sobretudo no Brasil. É preciso perseverança, além de desenvolver outro trabalho, que pague suas contas. Outra coisa importante: procure pedir (ou pagar) a opinião ou leitura de um profissional, pois ele o ajudará a apontar erros e inconsistências no texto. Preste sempre atenção às dicas desses profissionais. Elas o ajudarão a escrever mais e melhor.

06. Como é a sua vida glamourosa de escritor?
É complicado descrever, pois ainda não trabalho exclusivamente como escritora. Mas o glamour passa longe!!! Acordo às 5h da manhã para pegar metrô lotado e ir para o trabalho. Vida normal. Escritor brasileiro sua a camisa mesmo. Só tenho as noites e os finais de semana para escrever, mas confesso que já tirei umas horinhas no trabalho para escrever e já deixei de almoçar quando a ideia estava pedindo para sair.

07. O que você faria se não estivesse escrevendo?
Quando não estou escrevendo, estou revisando a obra de outros autores. Não tive como escapar da literatura. E amo o que faço.

08. O que você faz quando tem bloqueio de escritor?
Os bloqueios ocorrem quando a obra não segue uma estrutura, um esqueleto com as situações que ocorrerão. Mas quando minha mente pára no meio de uma cena, eu largo o texto por instantes, tomo uma água, brinco com o cachorro, escuto uma música e depois volto. Releio toda a cena e me obrigo a escrever. Depois de alguns dias, eu retorno e enriqueço aquele texto. Bloqueio de escritor não tem mistério. É preciso sentar e escrever.

09. O que você prefere ser? Um cão ou um gato?
Um gato. Gatos são livres, independentes e têm sete vidas. Não se prendem a nada, andam por aí numa boa, mas sempre voltam para casa. Gatos são lindos e envoltos em mistérios.

10. Como você sabe se esta escrevendo uma boa história?
Na verdade, não sei. Normalmente, gosto de ler o tipo de histórias que escrevo, mas só sei se elas estão funcionando quando recebo opiniões positivas a respeito.

11. O que vem primeiro: a história, os personagens ou a configuração?
A história. Ela aparece em flashes na minha mente, com algumas cenas. Nessas cenas, os personagens surgem.

12. Qual é a coisa favorita sobre a escrita?
São as ideias fluindo no papel. Quando termino um capítulo, sinto um alívio. Mais uma fase da história foi terminada. E a resposta dos leitores ao que escrevo é maravilhosa. Apesar de o livro ainda não estar publicado, muitas pessoas já leram alguns contos de “Medo do Escuro” e o retorno foi muito positivo.

13. De onde você tira suas ideias? 
Da vida, dos livros que leio, dos “causos” que os outros contam, das cenas que presencio, dos sonhos... Elas são rápidas e aparecem quando menos espero.

14. Quão reais são seus personagens, enquanto você os escreve?
Meus personagens são uma mistura de pessoas que conheço. E muitos sou eu mesma, com meus medos, minhas angústias e ansiedades. Não me inspiro em uma pessoa específica.

15. Quanto tempo você leva para escrever uma história?
Depende do tipo de texto. No caso de contos, levo até dois dias para escrever cada um. No caso de romances, posso levar de meses a mais de um ano.

16. Qual é a coisa mais difícil de escrever?
Minha maior dificuldade é a organização. Preciso me organizar capítulo a capítulo para não me perder. Também acho os diálogos muito difíceis. O autor precisa estar dentro dos personagens e pensar como eles para conseguir passar a verossimilhança de que o texto precisa.

17. Como é que surgiu a ideia para “MEDO DO ESCURO e outras histórias”?
Escrevi “MEDO DO ESCURO e outras histórias” em 1998. Nessa época, tive muita influência de Allan Poe. Foi lendo os contos dele que resolvi escrever contos e acabei me apaixonando por narrativas curtas. Alguns se basearam em sonhos, como “A Flor de Papel Crepom” e “Sangue na Janela do Vizinho”. Outros foram fatos que aconteceram comigo, mas não exatamente como descritos, como em “O Armário” e “Medo do Escuro”.

Titulo: MEDO do ESCURO - e outras histórias Autor: Maud Epascolato, Edição: 1,  Editora: MODO,  Ano: 2013, Páginas: 200.
Skoob   Fanpage  

Você tem medo do escuro? Acredita no desconhecido? O suspense e o mistério irão levá-lo para a escuridão, onde o sobrenatural rivaliza com a incredulidade humana, mostrando que nem tudo o que desacreditamos é obra de nossa imaginação. Prenda a respiração. Apavore-se. Desoriente-se, pois escapar pode parecer impossível... Mergulhe no suspense e deixe que a leitura o leve – página a página – ao aterrador final.



4 comentários:

  1. Ah, bem tinha visto esse livro e nem sabia o que era. Agora que vi a sinopse e mais da autora. Legal, a entrevista ficou bem bacana! Gostei de ver o que ela faz quando não consegue escrever, dã! Leia obras de outros autores, pegue umas ideias ou apenas relaxe a mente. É sempre bom dar uma pausa e ainda assim continuar ali, envolvida na leitura.

    ResponderExcluir
  2. Tive o privilégio de conversar com esta autora super fofa!!! Adorei a entrevista, deu para conhecer ainda mais a autora!

    ResponderExcluir
  3. Ameei a entrevista.. Incriveel :)

    A Maud parece ser bem talentosa, amei as respostas dela :D

    ResponderExcluir
  4. Amo essas entrevistas que vc faz *-*
    não conhecia a autora, pela sinopse o livro parece ser ótimo ^^
    adorei a entrevista

    ResponderExcluir

Obrigada pelos seu comentário, ele move nosso blog e nos faz muito contentes.

 
Copyright © 2014 Louca Escrivaninha
Traduzido Por: Louca Escrivaninha - Design by Le Pimenta