Ultimas

20 março 2013

(Resenha) Laini Taylor - Feita de Fumaça e Osso 01 - Feita de Fumaça e Osso



Autor: Laini Taylor Título: Feita de Fumaça e Osso, Subtítulo: Feita de Fumaça e Osso - Livro 01, Edição: 1, Editora: Intrínseca, Ano: 2012, Páginas: 384

Não são só o cabelo azul e as várias tatuagens que fazem de Karou uma garota diferente. Ela não se lembra dos pais e, criada no covil de um demônio, não entende por que uma criança humana foi acolhida ali. Muito menos sabe o verdadeiro motivo por trás das estranhas missões que desempenha para seu protetor, recolhendo dentes ao redor do mundo. Em um instante ela pode estar fazendo rascunhos no Liceu de Arte em Praga e, minutos depois, estar no metrô de Paris, carregando presas de elefante, ou em Marrakech, negociando com um mendigo. Não é exatamente normal, mas em um universo em que anjos são seres temidos e o preço da magia é a dor, essa é a única vida que ela conhece.
Pelo menos por enquanto.
 ----------------------------------
Devo dizer que esse livro me surpreendeu de muitas formas, eu já li muita história sobrenatural, mas em um mundo clichês e total ausência de originalidade literária, Feita de Fumaça e Ossos é uma agradável surpresa e quem diria que uma autora adolescente(na época com 17 anos) conseguiria criar um mundo completamente novo, com personagens densos, e uma inversão dos valores aos quais estamos acostumados, é gente nesse livro encontramos anjos e demônios, nada de novo até aí, a novidade fica por conta de que nem os anjos são tão angelicais, nem os demônios são tão demoníacos.
É difícil ver a linha entre o bem e o mal, mais ou menos como é na vida real. Não leia o livro se você se prende a estereótipos, os anjos são tão pecadores e sedentos de poder quanto os demônios, o que tornas os personagens bons ou maus são seus valores pessoais, seu senso de moral, sua compaixão, e etc...
Karou —nossa heroína, começa a história sem nenhuma lembrança de quem ela realmente é, tudo que ela sabe é que foi criada por 'demônios' desde seu nascimento, e que ela viaja pelo mundo negociando dentes de todos os tipos —que ela não tem ideia para que servem, e como pagamento por seus serviços seu tutor lhe concede alguns pequenos desejos mágicos, fora isso ela se julga uma adolescente humana completamente normal, coitadinha.

A vida de Karou segue uma rotina estranha, mas totalmente aceitável pra ela, já que é a única vida que conhece, até que tudo começa a mudar, marcas começam a aparecer nas portas que dão saída aos lugares onde ela vai recolher os dentes, e em um desses lugares ela é perseguida e quase morta por um anjo(?), um dia Karou faz o que sempre lhe foi dito para não fazer, quando ninguém está olhando ela passa através de uma porta que sempre foi proibida pra ela e depois disso a vida que ela conhecia acaba completamente. Ela ainda está viva, mas já não tem um lugar pra chamar de lar, não tem como se sustentar, não mais seus tutores, e para piorar o esconderijo de seus tutores é explodido por um inimigo que Karou não sabia que existia, e ela acaba perdendo toda família que já conheceu.

Á partir desses eventos Karou começa a investigar quem ou o que ela é na realidade, e tentar responder uma questão que não lhe sai da cabeça: Porque um anjo tentou matá-la e porque ele não matou?

Em um mundo onde no passado um anjo viu o demônio por quem ele se apaixonou ser morto apenas por causa desse amor, e este evento desencadeia uma fúria de proporções gigantescas, Akiva descobre que ser morto nem sempre quer dizer nunca mais estar junto, e que nem sempre quem parece um monstro é realmente o monstro da história. As vezes monstros reais estão disfarçados de anjos.

3 comentários:

  1. Oi flor, nossa querida adorei sua resenha, pois faz um tempinho que coloquei este livro como um dos meus desejados, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha dele. Não que eu me lembre.
    Gostei de saber um pouco mais sobre ele, atrelado a um ponto de vista.
    E concordo com vc sobre ser bem difícil consegui produzir um romance sobrenatural nos dias de hoje que não seja clichê, mas acredito que esta inversão presente em Feita de Fumaça e Osso no mínimo é bastante inusitada.
    Eu não me prendo a esteriótipos, até pq, muitas vezes prefiro os vilões que os mocinhos da história, então saber que a história do livro, trás um outro lado dos anjos, um lado obscuro do qual nunca pensamos é muito instigante.
    Quero ler com toda certeza, e agora ainda mais!

    Bjokas querida
    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
  2. Estou louca para ler o livro, a capa é muito bonita e a resenha já me conquistou.

    ResponderExcluir
  3. Hm não esperava um livro assim, na verdade já a capa mas nunca tin ha lido a sinopse. Quando um livro nos surpreende é tão bom!

    Beijo
    Livros... Eu quero ler sempre

    ResponderExcluir

Obrigada pelos seu comentário, ele move nosso blog e nos faz muito contentes.

 
Copyright © 2014 Louca Escrivaninha
Traduzido Por: Louca Escrivaninha - Design by Le Pimenta