Ultimas

07 janeiro 2013

07/01/2013 - (Resenha) John Green - A Culpa é das Estrelas



Titulo: A Culpa é das Estrelas, Autor: John Green, Edição: 1, Editora: Intrínseca, Ano: 2012, Páginas: 288
Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante, o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas. Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A Culpa É das Estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.


A culpa é das estrelas é um livro intenso e visceral, simplesmente não posso colocar em palavras os sentimentos que tive ao lê-lo, mas vou tentar, mesmo que não chegue nem perto de quantas lágrimas eu derramei ao ler este livro fantástico. Mesmo me lembrando para fazer essa resenha, meus olhos se encheram de lágrimas.

Eu, ingenuamente talvez, resolvi ler esse livro voltando para casa, quando cheguei no meio do caminho as lágrimas desciam pelo meu rosto e simplesmente não podia pará-las, mesmo assim o livro não é triste, ele é realista e tão profundo. Ele me fez refletir bastante e chorar também. Sabe, estava torcendo tanto pelos personagens, mesmo sabendo o que ia acontecer porque sabia pelo tipo de livro que era.

Eu comecei a ler esse livro tendo praticamente certeza do que ia acontecer no final, não tem como você ler um livro sobre um personagem terminal e não pensar em como será o final, apesar de que na minha humilde opinião, o John Green abordou de uma forma incrível. Eu queria tanto, mas tanto chegar ao fim que pensei em pular páginas, mas também não queria que o livro acabasse porque sabia qual seria o final de um livro desse tipo. O câncer é algo mortal, nesse ínterim, se é que me entendem.

“...Estou em guerra contra o que? O meu câncer. E o que é o meu câncer? Meu câncer sou eu. Os tumores são feitos de mim. Eles são feito de mim tanto quanto meu cérebro e meu coração são feitos de mim. É uma guerra civil... a gente sabe quem vai vencer.”

Mas o que me surpreendeu mesmo foi o desenrolar da história, admito que me surpreendeu e devastou muito. Achei muito interessante o desenrolar de a história ser, em grande parte, conectando a um livro, o livro favorito da Hazel e sua busca pelo autor para no fim ser uma grande decepção.

Outra coisa que me surpreendeu e muito foi a amizade e o romance da Hazel com o Gus, pensei que seria mais uma historia daquelas em que o garoto se apaixona pela garota terminal, mas esse é inacreditavelmente diferente. Tão profundo, com diálogos muito inteligentes e frases que eu fui marcando no meu IPad porque simplesmente não podia deixar de marcar de tão incríveis.

O Gus e a Hazel me conquistaram. A Hazel é forte, apesar dos pesares ela está firme e forte tentando seguir com sua vida da forma mais normal que ela pode e isso é incrível. Ela pensa na sua morte, mas acima de tudo pensa nas consequencias que essa morte trará a quem ela ama. A Hazel assim como o Gus é extremamente humana, ela não é nenhuma heroína tentando vencer Deus e o mundo como um pilar de força, ela é apenas uma garota super guerreira que tem uma doença que um dia a levará a morte, e a Hazel sabe disso. E o Gus, ele é um doce, encantador e muito engraçado. Eu não esperava uma amizade e um romance tão doce entre os dois.

“A Hazel é diferente. Ela anda suavemente, meu velho. Ela anda suavemente pela Terra. A Hazel sabe qual é a verdade: é tão improvável que nós consigamos ferir o universo quanto é provável que nós o ajudemos, e é improvável que façamos qualquer uma dessas duas coisas.”

O Gus foi um dos meus motivos para rir mais alegremente nesse livro e também para desmoronar chorando. Ele me surpreendeu, o John Green me surpreendeu com esse personagem tão forte e tão humano. O Gus é alguém que poderia ser qualquer garoto por ai, acho que é por isso que eu gostei tanto dele e ele é tão inteligente. Acho que por isso gostei tanto dos protagonistas, eles são tão reais, eles riem, choram e fazem bobagens.
“...veria Jesus na cruz, um cara sendo esfaqueado no pescoço, pessoas morrendo no mar, outras numa batalha, e um desfile de mártires. Mas nem. Uma. Criança. Com. Câncer. Sequer. Ninguém batendo as botas por causa da praga, nem da varíola, nem da febre amarela, nem nada, porque não existe gloria na doença. Não há propósito nela. Não honra em se morrer de.”

Outra coisa que me encantou nesse livro foi a narrativa, sim é em primeira pessoas, mas a Hazel é basicamente feita de pensamentos inteligentes que nos fazem refletir. É como entrar na cabeça de alguém que valha a pena ler os pensamentos e não de apenas mais uma menininha apaixonada. Nenhuma vez sequer quis largar o livro pela narrativa do personagem.

“Abraham Mallow, apresento a você Augustus Waters, cuja curiosidade existencial superou a de seus irmãos bem alimentados, bem amados e saudáveis. Enquanto a massa de homens seguia em gente levando vidas totalmente inescrutáveis de consumo descabido, o Augustus Waters examinava a coleção de pinturas do Rijksmuseum a distancia.”

É tão irônico que a Hazel que não queria formar nenhum tipo de relação com ninguém alem de seus pais com medo de fazê-los sofrer com sua morte. E quem teve que encarar a perda foi ela. Dai me veio a frase que é repetida diversas vezes no livro. A vida não é justa.

Durante todo o livro você é bombardeado com a certeza da morte, os personagens do grupo de apoio aos poucos vão morrendo e cabe aos que sobraram lidar com as mortes e seguir com o que resta de suas vidas. A Hazel teve que suportar isso, a perda de pessoas que ela começou a amar.

No todo, esse livro vem para nos fazer pensar um pouco na vida e que ninguém por mais que espere, não está preparado para a morte, pelo menos eu acho que não. Esse livro também entra no meu rol de melhores livros e no que eu jamais vou reler porque ele é simplesmente inesquecível.

“É nisso que eu acredito. Acredito que o universo quer ser notado. Acho que o universo é, questionavelmente, tendencioso para a consciência, que premia a inteligência em parte porque gosta de sua elegância seja observada. E quem sou eu, vivendo no meio da historia, para dizer ao universo que ele, ou a minha observação dele, é temporária?”



12 comentários:

  1. Bom, eu gostei da sua resenha e entendo que o livro passa TODA essa emoção, mas eu não senti isso, acredita? Ele se tornou só mais um livro lido. Eu acho que emoção mesmo eu sinto em poucos livros, e ele não se inclui ai :((
    ótima resenha. ótimo blog. Beijos
    http://descobrindolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Lucas, eu realmente não sou do tipo de me desmanchar com um livro rsrs, mas esse me emocionou muito. Eu amei e odiei lê-lo, mas mesmo com as partes triste tinha otimos dialogos, por ora inteligentes e outras vezes emocionantes. Eu gostei muito mesmo dele. Acho que é de cada um.
      Que bom que você gostou da resenha e do blog. Ele esta lindo, ne?
      bjus,
      Kissia.

      Excluir
  2. Amei a capa deste livro!
    Adorei sua resenha, estou louca para ler esse livro e pelo jeito terei que preparar várias caixas de lenços.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Michela. Que bom que agradei com minha resenha!
      Eu estive fissurada nesse livro desde que vi a capa, sei lá, ela me encantou e eu queria saber o por que da culpa ser das estrelas rsrsrsrs Se prepara que eu me desfiz em lagrimas por diversas vezes, mas tambem ri muito com o dialogos dos personagens. é um livro maravilhoso.
      bjus,
      Kissia.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Boa noite, Nathalia.
      Leia sim que não se arrependerá. O livro é otimo.
      bjus,
      Kissia.

      Excluir
  4. gente sou mega curiosa pra ler esse livro, assim que der estarei lendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Alice.
      Tenho que dizer que em relação a esse livro a curiosidade não matou o gato rsrsrs eu fiquei por meses curiosa com esse livro e quando o peguei para ler não consegui para até que cheguei ao final.
      Bjus,
      Kissia.

      Excluir
  5. Oi, adorei sua resenha, o livro parece emocionante!

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li esse livro, mais estou doida para ler ^^ Parece ser um livro intenso srrs Adorei o inicio da sua resenha, não li inteira por que não quero saber muito sobre o livro.

    É a primeira vez minha no seu blog, adorei
    Bjksss
    Ká Guimarães
    acordeicomvontadedeler.com

    ResponderExcluir
  7. Estava muito afim de ler o livro e agora deu mais vontade ainda!
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Diego
    www.ps-carpediem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu li o livro e gostei bastante mas queria assistir o filme!!!
    maycond90@gmail.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelos seu comentário, ele move nosso blog e nos faz muito contentes.

 
Copyright © 2014 Louca Escrivaninha
Traduzido Por: Louca Escrivaninha - Design by Le Pimenta