Ultimas

30 outubro 2012

( Resenha) George R. R. Martin - As Crônicas de Gelo e Fogo 1 - A Guerra dos Tronos




         Título: A Guerra dos Tronos,  Subtítulo: As Crônicas de Gelo e Fogo, Editora: LeYa , Ano: 2010, Páginas: 592

 Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.

Quando comecei a ler Guerra dos Tronos 01, fui com o coração aberto e a mente curiosa, eu amo livros com tema medieval, histórico, Grego, amo conhecer novas culturas, ver o ponto de vista antigo ou até mesmo seu jeito de vestir.
            E eu consegui ter tudo isso em Guerra dos Tronos, o livro tem uma leitura intensa, cheia de mistérios, onde você fica chateado, feliz, ansioso, apreensivo, é uma mistura de sentimentos, que só bons livros conseguem.
            Eu me senti dentro da história, parecia que eu estava lá no momento de cada fato, sentando do lado de cada personagem, sentindo a aflição daquelas pessoas, conhecendo os lobos gigantes, aprendendo a dançar junto com a Arya, caindo junto com o Brann, entrando para os irmãos de negro com o Jon, conhecendo a cidade que o rei vivia, o povoado de Wintterfell....
            Tudo isso sem perder o rumo ou os fatos, sem perder a paixão pelo livro. Fiquei impressionada com a falta de capítulos no livro, sim o autor marca seus capítulos através da visão de seus personagens. A cada capítulo você conhece um pouco mais de um personagem central, suas aflições, alegrias e desilusões. Consegui saber como antigamente o sangue regia populações, e como outras eram escórias por não ter nascido em certa família e como essa mesma família perdia tudo, consegui ver como a lealdade ao rei podia ser cega, ou deturpada dependendo dos interesses da população abastada.
             Eu tinha meus favoritos, todo mundo tem seus favoritos. Os meus eram a Arya e o Jon, também tinha aqueles que se eu pudesse batia até sair sangue, como a Sansã, ô menina chata, O Ned, gente que homem burro, não foi à toa que teve o final certo, a rainha Cersei, víbora doida.
            Mas teve aqueles que eu torci loucamente, e ainda torço no segundo livro que já comecei a ler, eu não vou contar sobre o livro. A única coisa que posso dizer é: lindo, forte, corajoso, audacioso, nada cansativo e criativo. Leia, saboreie como um vinho envelhecido por que ele merece, e depois me contem o que acharam sobre minha resenha e sobre o livro.
            Beijos e até ao próximo livro!


Leticia
 


5 comentários:

  1. Flor, Esse livro é do jeitinho que gosto. tem mais de 500 páginas, então tem história pra caramba e parece que não vai ter fim, coisa que adoro, detesto livro pequeno que acaba logo. A capa é lindissima, tem um enredo "mara". e apesar de ter ele aqui em casa acredita que ainda não li. tenho que sanar essa falta. vou por minha lista em dia e ver se consigo ler. Sua resenha me despertou a vontade de lê-lo. bjus
    Eykler
    www.aghridoce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Letícia como sou apaixonada por livros grandes e que nos puxam tenho vontade de ler A Guerra dos Tronos, mais seria um livro que quero ler com tempo para me dedicar à cada detalhe , sempre ouvi maravilhas à respeito da escrita do autor e como o livro conquista um leitor, e mais uma vez dua resenha nos mostrou o quanto ele pode ser cativante....Obrigada Flor!!!

    ResponderExcluir
  3. Você tem o dom de nos encantar com bons livros... Letícia adoro todo o seu jeito e o prazer que tem em nos mantes informados... parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Mega me encantei com a resenhaa, ficou maraa... Bem eu ainda não li os livros, e acho que vai demorar um pouquinho para lê-lo, pois tenho algumas sagas antes dele para ler, mas ao menos já vejo Game of Thrones e é megaa lindo! Mal posso esperar paraa ler o livro... o/

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Adoro esse livro, tanto que até já fiz uma resenha dele no meu blog. De fato, é como você disse, é um texto que nos deixa ligados, não conseguimos largar a leitura.

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Obrigada pelos seu comentário, ele move nosso blog e nos faz muito contentes.

 
Copyright © 2014 Louca Escrivaninha
Traduzido Por: Louca Escrivaninha - Design by Le Pimenta