Ultimas

22 outubro 2012

(Filme) Trilogia O Poderoso Chefão






The Godfather (O Poderoso Chefão (título no Brasil) ou O Padrinho (título em Portugal)) é um filme norte-americano de 1972, dirigido por Francis Ford Coppola, baseado no livro homônimo escrito por Mario Puzo. É estrelado por Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Robert Duvall, Richard S. Castellano, Sterling Hayden, John Marley, Richard Conte e Diane Keaton, junto com John Cazale, Talia Shire, Al Martino e Abe Vigoda. O filme conta a história da família mafiosa Corleone, de 1945 até 1955. Teve duas sequências: The Godfather: Part II, em 1974; e The Godfather: Part III em 1990.

---------------------------


O que dizer da trilogia  O Poderoso Chefão? Simplesmente o melhor filme sobre a máfia de todos os tempos! A obra prima de Mario Puzo foi magistralmente adaptada para o cinema pelo mestre Francis Ford Coppola. É a trilogia mais premiada de todos os tempos onde uma seqüência foi premiada com o Oscar de Melhor Filme pela Academia de Artes e Cinema de Hollywood. Este feito só foi repetido pelo Senhor dos Anéis.

A trilogia narra a ascensão e queda da família Corleone, desde a vinda de Vito Corleone para os Estados Unidos até quando Michael Corleone assume os negócios da família. O elenco é uma constelação de estrelas de maior grandeza: Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Robert Duvall, Robert de Niro que não decepcionam em nenhum momento! Tália Shire (quem se lembra dela como a namorada de Rocky Balboa?) surpreende no papel da irmã de Michael Corleone.
 
Marlon Brando, Al Pacino e Tália Shire são os destaques na minha opinião. A trilogia começa com o casamento de Connie (Tália Shire), única filha dos Corleone. Como manda a tradição italiana que um homem não pode negar um pedido no dia do casamento de sua filha, Vito Corleone atende em especial um de um italiano que pede vingança pela sua filha. O discurso moralista do Corleone é tão impactante que até você se pergunta porque o tal homem foi procurar a policia e não Dom Vito.

A interpretação do Al Pacino também é magistral. Você percebe claramente sua mudança do bom moço que não pretende se envolver com os negócios da Famiglia e toda a angustia por tê-lo de fazê-lo.

E finalmente Tália Shire que surpreende como sendo a verdadeira ‘mafiosa’ no ultimo filme da trilogia. A trama do envenenamento é simplesmente divina e demonstra toda sua frieza na elaboração do plano.

E finalmente a trilha sonora, composta por Nino Rota. É impossível não ouvir o tema do Poderoso Chefão e não se apaixonar pela musica

Outras curiosidades sobre o filme: Mario Puzo participou da elaboração do roteiro juntamente com Coppola. O personagem de Vito Corleone foi o único a conceder dois Oscar a atores diferentes: Marlon Brando e Robert De Niro. Marlon Brando quando ganhou o Oscar em 73, se recusou a participar da premiação, devido as atitudes racistas do governo americano e de Hollywood contra os índios. Em seu lugar ele enviou uma atriz que se fez passar por índia americana, de nome Sacheen Littlefeather.



5 comentários:

  1. Sempre quis assistir O Poderoso Chefão >.<

    Mais já que ele é antigo nunca conseguir achar...

    ResponderExcluir
  2. Ouvi falar muito bem deste livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler... Logo Logo farei isso... Parabéns pelas dicas...

    ResponderExcluir
  3. Poderoso chefão, minha mãe já me falou dele...sinto falta de filmes assim hoje em dia...

    ResponderExcluir
  4. Eu já olhei a trilogia e é muito bom, mas nunca li os livros e acredito que deve ser maravilhoso, porque os livros quase sempre são melhores que os filmes.

    Beijão
    Comentário respondido - http://lilicasg.blogspot.com.br/2012/10/resenha-o-principe-gato-e-ampulheta-do.html

    ResponderExcluir
  5. Jáa ouvi falar demaiss desse filme, mas não o vi! Não gosto muiito de filme de máfiaa, mas esse eu quero assistir só porque é muiiito falado!

    ResponderExcluir

Obrigada pelos seu comentário, ele move nosso blog e nos faz muito contentes.

 
Copyright © 2014 Louca Escrivaninha
Traduzido Por: Louca Escrivaninha - Design by Le Pimenta