Ultimas

28 fevereiro 2014

28/02/2014 - (Resenha) A Menina Que Roubava Livros de Markus Zusak

Título: A Menina Que Roubava Livros
Autor: Markus Zusak
Tradução: Vera Ribeiro
Editora: Intrínseca
Páginas: 480
Edição: 2
Ano: 2010

Nunca havia pensado em ler esse livro, até que no natal do ano passado, ganhei ele de presente da minha melhor amiga (Marianna).

O começo da história, (como quem já leu deve ter percebido) é bem lento e chega a ser um pouco entediante. É onde o autor começa a apresentar a narradora e os personagens da história. O livro tem uma narradora diferente (coisa da qual não estou acostumada), tornando a historia super diferente, pelo fato de sempre estarmos cientes dos acontecimentos em todos os lugares e em todas as épocas. A narradora não entende o porque das pessoas agirem como agem, porém sente uma curiosidade inusitada pela vida de nossa persogem principal, por isso ela sempre esta observado a querida e amavel Liesel Meminger e sua família.

A história vai cativando a gente a medida que conhecemos mais a fundo a pequena Liesel Meminger, seus pais de criação Hans e Rosa Hubermann e seu vizinho e melhor amigo Rudy Steiner.

Como vocês já devem saber (ou não), a história se passa na época Hitlerista, com toda aquela opressão e medo. Onde ninguém pode se expressar a favor de um judeu que automaticamente é mal visto pela sociedade e chega até ser prejudicado por isso, podendo até levar chicotadas no meio da rua ou ser levado para interrogatório pelos membros do partido Hitlerista.

Outra coisa que sei que me chamou bastante atenção nesse livro foi a forma de escrita não linear do autor, ou seja, o autor sempre vai para o futuro, conta um spoiler e volta para o presente. Ou vai ao passado, relembra um fato e volta. Não estou acostumada a isso e achei o livro bem diferente nesse quesito. O autor literalmente tortura a gente com esses spoilers.

O livro é cheio de palavras em alemão (traduzidas logo em seguida) e comentários da narradora (o que tornou a história muito mais completa).
Sem tentar contar mais do que eu já disse, essa é a história de uma menina que não sabia ler e que aprendeu no meio da noite com o pai de criação.
É a história de uma criança que não sabia o que era o amor até conhecer seus novos pais.

A citação que mais gostei no livro se encontra na página 37, e é uma simples e incrível citação da nossa narradora sobre o amor na visão das crianças:


Confesso que eu não dava nada pelo livro, mas esse é um livro formidável.
Markus Zusak fez uma história sem igual.

postado por Luiza.

6 comentários:

  1. Acredita que tenho o livro mas ainda não li.
    Amei a resenha e estou doida para ler, tenho com certeza de que vou gostar muito, também não vi o filme ainda.
    Bj.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da história, mas pensei que fosse algo relacionado à uma garota que nao podia comprar livros e por isso os roubava rsrs pelo visto esse é daquele tipo de livro que vc lê quando nao tem nada melhor pra fazer, mas ainda sim é legal.
    Parabéns pela resenha, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é também uma história sobre uma menina pobre que não podia comprar livros. Mas é mais do que isso. É sobre a vida numa época onde você não se podia mostrar o que você sentia de verdade. É a história de uma família que salva um judeu, que cria a filha de uma comunista, é a história de uma menina que não sabia ler que aprendeu no meio da noite, depois que tinha pesadelos com a morte do irmão, e seu novo pai a ensinava a ler para se distrair e melhorar o desempenho na escola. É uma história fascinante! Nunca imaginei que eu fosse gostar tanto do livro!

      Excluir
  3. Este é um dos melhores livros que li na vida e, sim, em um primeiro momento pareceu uma leitura bem complicada justamente por essa falta de linearidade da narradora, no entanto depois que você absorve e se concentra no ritmo do livro ela se torna uma leitura fluída. Sou suspeita para falar pois adoro livros históricos, mas A Menina que Roubava Livros é um livro para ficar para toda eternidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ganhei ele de presente da minha melhor amiga e foi um dos melhores presentes que já ganhei na minha vida!

      Excluir

Obrigada pelos seu comentário, ele move nosso blog e nos faz muito contentes.

 
Copyright © 2014 Louca Escrivaninha
Traduzido Por: Louca Escrivaninha - Design by Le Pimenta