Ultimas

11 fevereiro 2013

(Você na Escrivaninha) As vantagens e desvantagens da mídia globalizada




Hey, pessoal! Tudo bem? Espero que sim! Então! Aposto que ficaram curiosos com o nosso querido banner acima, e se perguntando do que borboletas falantes ele se trata, não é mesmo? Ohohoho! Sem mistérios, okay, eu vou explicar...
Você na Escrivaninha é o nosso mais novo quadro aqui na Louca Escrivaninha, e o melhor é que todos podem participar! Sim, isso mesmo!  Não precisa ser exatamente um (a) escritor (a) assíduo de resenhas do blog para ter algo seu postado por aqui.

Então, se a inspiração lhe pegou de jeito ao se emocionar, seja por um filme, um livro, ou uma receita, faça sua resenha e mande para nós no e-mail a seguir: wendyescrivanhia@gmail.com.  Ficaremos felizes em receber a sua resenha e ter a sua participação aqui na Escrivaninha!! (Dica: Ao fazer sua Resenha, como por exemplo de um livro, mande imagens, seja suas com o livro, ou não...! Não tenha medo de ser criativo :) 


Agora vamos conferir a Resenha do nosso primeiro participante: 





As vantagens e desvantagens da mídia globalizada

  
Desde a criação do cinema é comum ele beber na fonte criativa das mais diversas mídias,  seja ela literária, teatrais, ou as mais recentes como televisão e games:

Copiando suas criações o cinema tem desenvolvido grandes filmes, e grandes fracassos.

 Do lado positivo podemos ver obras que nunca chegariam ao grande púbico de outra forma, obras como: Os Miseráveis (teatro) que foram filmadas diversas vezes; Drácula (literatura) e até os mitos e lendas de varias culturas não nos encantariam tato.

O cinema se tornou um idioma universal desde o inicio e sobreviveu a todos os desafios.

Do ponto vista negativo posso destacar quando o cinema se apodera de uma titulo já existente, mas não leva em conta a bagagem deste mesmo titulo  mudando assim o caráter ou motivações de um personagem. É fato que cada mídia tem sua forma de narrar uma história. Um bom exemplo ressente foi o filme do personagem Lanterna Verde, nos quadrinhos os personagens Lanternas Verdes são convocados por seu destemor e alta confiança. Hall Jordan o lanterna verde do filme sempre foi o mais decidido e corajoso de toda a tropa e não o indeciso e inseguro personagem do filme.

Minha teoria é que às vezes o diretor não acredita no potencial dos personagens em sua mão, outro fato é que o roteiro passa por diversos roteiristas assim perdendo qualquer margem mais profunda de pesquisa.

Um bom exemplo de adaptação é o filme dos vingadores, coeso e respeitando as características de cada personagem tendo apenas um mesmo diretor e roteirista.

Quando um filme é bem feito e respeita sua origem em outra mídia mostra ao mundo a qualidade do material e expande suas fronteiras. Mas quando um filme fica fraco e superficial o grande púbico acha o mesmo da sua mídia de origem. Assim temos sorte de cada vez mais filmes de qualidade como Batman, X-Men e vingadores pintarem por aqui.



2 comentários:

  1. Adorei a iniciativa. Você e suas inovações. Quem sabe não me arrisco...bjs
    Eykler
    www.aghridoce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Q texto interessante... gostei, parabéns Hugo!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelos seu comentário, ele move nosso blog e nos faz muito contentes.

 
Copyright © 2014 Louca Escrivaninha
Traduzido Por: Louca Escrivaninha - Design by Le Pimenta