Ultimas

21 janeiro 2013

(Resenha) Toni Maguire - Não conte para a mamãe



Não conte para a mamãe, Memórias de Uma Infância Perdida Editora: Bertrand Brasil, Ano: 2012, Páginas: 308,

A frase que dá título ao livro de Toni Maguire, Não conte para a mamãe, poderia ser uma pacto ingênuo entre dois irmãos ou uma brincadeira entre crianças. Infelizmente, não é o caso. Na verdade, é a ameaça sofrida pela autora durante os quase dez anos em que foi violentada pelo próprio pai. Quando aconteceu pela primeira vez, a pequena e inocente Antoniette tinha apenas seis anos. Apesar da tenra idade, tudo ficou gravado em sua memória, o tempo nada dissipou: os detalhes, os sentimentos, a dor. Foi a primeira de muitas, incontáveis vezes. Não conte para a mamãe, de Toni Maguire, desvela a comovente história de um infância idílica que mascarava uma terrível verdade.

-----------------



Cruel, realista, direto, com direito a cenas aterrorizantes, e assim que você conhece a história de Toni, e como sobreviveu há 7 anos de abusos de seu pai e negligência de sua mãe.

Quando comecei a ler esse livro, já fui com a mente aberta por que tinha lido alguma resenhas sobre ele, mas não estava preparada para todos os sentimento que me assaltaram, nojo, ódio, raiva, compaixão, impotência, foi alguns dos sentimento que me despertou lendo esse livro. 

Toni mostra para gente aquilo que ela tão arduamente tenta esquecer e deixar em seu passado, mas volta a ver sua mãe em estado terminal, faz com que sua criança tão bem guardada e esquecida volte e a faça a reconhecer os erro que foram cometido contra ela no passado.

Toni tinha uma vida perfeita, quando era somente ela e sua mãe, o homem que vinha visitar de vez enquanto era alguma vezes bom e outras vezes ruim, esse era seu pai um homem marcado pela guerra.

Quando seu pai sai do exército e vem viver com elas, sua boa vida, de tarde alegres e danças felizes entre ela e sua mãe acaba e é ai que o pesadelo da vida de uma garotinha começa.

O livro faz você refletir, como se lida com o abuso da pessoa que deveria te proteger, e com a incapacidade daquela que deveria te amar. Como o abuso pode machucar um ser tão frágil, mas a falta de amor do ente mais querido que você tem pode destruir alguém.

A vida de Toni não é repleta somente pelos abusos de seu pai e sim pelo ciúmes doentio de sua mãe, que para ter tratar como a garotinha de seus sonhos, e passar a tratar como uma estranha que não merece sua simpatia ou respeito, agora paramos para analisar quantas Toni existe pelo mundo e quanto tentaram o mesmo Grito que ela e tiveram sua mesmo resposta, eu estou com essa resenha para em meu computador por semanas por que não consegui achar as palavras que descrevem o quanto revoltante é sua história e quanto você se envolve nele, você vai chorar com a Toni e terá vontade de gritar pela injustiça, mas vai rir com algum momento de sua vida, então tenha estomago forte, prepare seu coração e entre nessa história e depois me conte o que achou.


Um comentário:

  1. Ótima resenha. Pelo que vc descreve é realmente um livro marcante e forte. Se um dia eu tiver oportunidade de ler, lerei.

    ResponderExcluir

Obrigada pelos seu comentário, ele move nosso blog e nos faz muito contentes.

 
Copyright © 2014 Louca Escrivaninha
Traduzido Por: Louca Escrivaninha - Design by Le Pimenta