Ultimas

25 janeiro 2013

(Na Escrivaninha Com o Autor # 02) - Georgette Silen + Resultado

Foto -Georgette Silen


Obrigada Georgette Silen, por ter feito parte do nosso quadro, e a sinceridade em sua entrevista, família louca escrivaninha agradece com toda sua dedicação e respeito.


Detcher mcfly: O que lhe deu inspiração para escrever este As Crônicas de Kira?

R: Oi Detcher! A primeira história que escrevi da Kira foi publicada no livro Sagas – Espada&Magia, da Editora Argonautas, do Rio Grande do Sul. Eu fui convidada a escrever uma história que fosse inspirada no gênero do personagem Conan, o Bárbaro, e decidi criar uma guerreira nesse estilo. Depois que o conto foi publicado lá, eu acabei escrevendo outras histórias a pedido dos leitores e a Giz Editorial decidiu publicá-las. A inspiração veio dos gibis que eu lia do Conan, de histórias de cavaleiros e espadas, magia e aventuras.


Sandra Fernandes: A personagem Kira é uma guerreira, batalhadora, em quem você se inspirou para criá-la?

R: Olá Sandra! Eu me inspirei nas criações femininas do autor Robert E. Howard, criador do Conan, o Bárbaro. Ele criou guerreiras famosas, como Sonja, Valéria e Bêlit. Também curtia muito as aventuras da Xena, a Guerreira, e elas serviram de inspiração para o trabalho.

Hugo: Georgette Silen Como você desenvolveu os hábitos e cultura dos povos que aparecem no livro?

R: Oi Hugo! A melhor forma de você criar hábitos e culturas de um povo imaginário é estudar os povos reais. Se você pesquisar os povos africanos, por exemplo, vai descobrir rituais diversos e que podem ser incorporados nas histórias de ficção. Foi o que eu fiz: pesquisei diversos povos e me inspirei em suas culturas para criar os povos que habitam as histórias da Kira.

Paulina Pimenta:  Georgette Silen, qual foi o personagem que você teve mais dificuldade para escrever? Por quê?

R: Oi Paulina! Os personagens mais difíceis de escrever são aqueles opostos à sua personalidade. Por exemplo, eu não sou uma assassina, rsrsrs, então fica difícil entrar na pele de um deles e escrever detalhadamente o que eles fazem. Então, todo personagem que foge muito daquilo que você é geralmente representa um desafio, mas é muito bacana de fazer porque te obriga a andar por espaços diferentes e seu trabalho cresce.


Taynnara Caroline: De onde você tira suas inspirações para escrever seus livros e em média quanto tempo levou para escrevê-los?

R: Oi Taynnara! A inspiração pode vir de vários lugares: sonhos, pesquisas, imagens, outras histórias, etc. Depende do momento e do que sua mente pede e mostra. O tempo de escrita de um livro varia muito. Já levei dois meses para escrever um livro, e um ano para escrever outro. Depende do que você quer abordar, do tamanho do livro, número de páginas e complexidade da história.

Gustavo Silveira: Qual foi o motivo que te levou a escrever? Você escreve por prazer sem se preocupar com o ganho financeiro? Ou determina a profissão de escritora para ganhar dinheiro? (escreve por amor de escrever sem se preocupar com os lucros) ???

R: Oi Gustavo! Quando eu comecei a escrever, eu fazia apenas por prazer. Mas a profissão de escritora existe e você pode optar por seguir adiante com ela e tentar ganhar a vida com a escrita. Isso é o que estou caminhando para conquistar agora: viver da escrita. É difícil, é trabalhoso, muitas pessoas criticam, mas eu adoro o que faço e quero, sim, poder viver disso no futuro. De preferência bem próximo, rsrsrs

Lari Lazaro:   "Você participou de mais de 40 livros, entre antologias e livros solos, como você se sente em relação a esse fato? É gratificante? Valeu a pena? Beijos!"

R: Oi Lari! Olha, às vezes é assustador!! Por que você só tem ideia do quanto escreveu assim que começa a contar os trabalhos. E quando eu resolvi contar. Minha nossa!!
Pra mim é uma felicidade saber que tem tantos trabalhos meus por aí, nas mãos dos leitores, e que eles se interessam pelo que eu faço e querem sempre mais. Vale a pena sim, com certeza. Beijos!

Diegords: "Qual foi o primeiro livro que despertou o seu interesse pela literatura?
Como é o processo de criação de personagens em seus livros? Quais autores estão no topo da sua lista de influências? O que você acha do cenário atual de autores brasileiros?
Se você pudesse escrever um livro que fugisse totalmente do gênero da ficção e fantasia, qual gênero você escolheria? Quais são os seus próximos projetos para o futuro? "

R: Oi Diegords! Primeiro livro: Os Três Porquinhos, foi o primeiro que eu li, rsrsr
Para criar meus personagens eu determino a personalidade, profissão, tipo físico, sexo, idade, entre outras coisas, e daí saio fazendo pesquisas sobre tipos reais para usar na ficção.
No topo da minha lista de influências está Marion Zimmer Bradlley, autora de As Brumas de Avalon.
O cenário atual de autores brasileiros está crescendo, mas ainda somos muito discriminados. Eu vejo pessoas que compram muitos livros internacionais e quando eu digo que sou escritora eles me pedem livros de graça, como se fosse uma obrigação minha fazer isso. Na verdade não é. É minha profissão. Não se pede a um sapateiro para consertar seu sapato de graça, pede-se? Os autores brasileiros têm tanto ou mais talento que os internacionais, e merecem ter seu espaço conquistado e respeitado. E adquirir um livro de um autor nacional que você gosta, pagando por ele, contribui para que ele possa continuar escrevendo mais.
Se eu pudesse escrever um livro diferente do que faço, eu escreveria um romance histórico. Adoro romances históricos e ainda pretendo fazer um.
Meus próximos projetos são o lançamento da nova edição do Lázarus, sua continuação, Panaceia, um livro infanto-juvenil que estou escrevendo com outra escritora, mais um livro da Kira e um livro de contos de terror.

Bru Costenaro: Escrever livros de fantasia nos dias de hoje é complicado, de tudo já foi dito e escrito, e autores como Tolkien são referências do que é ser bom com a fantasia. Diante deste quadro como você busca informações para criar os universos dos seus livros e como soar original?

R: Oi Bru! Concordo que muito já foi escrito, mas muito ainda há que se escrever. Enquanto a imaginação humana não tiver limites, as histórias também não terão. Não existe nada que seja totalmente original, pois bebemos todos da mesma fonte universal quando se trata de fantasia: mitologias, lendas, contos maravilhosos, histórias e fábulas. Inclusive os grandes escritores que você citou se basearam em histórias e mitos já escritos para criar seus universos. Mas com imaginação, esforço e trabalho podemos criar algo envolvente com aquilo que já existe, fazendo soar como uma novo ar para uma antiga história.

Gi Amaral: "Olá! Primeiramente gostaria de dizer que morro de curiosidade sobre o livro Fábulas ao Anoitecer. Sobre a minha pergunta, queria saber da Georgette quais foram as maiores dificuldades (se ela teve alguma, claro) na hora de desenvolver suas estórias e até mesmo na hora da publicação/divulgação?! Como foram as experiências de escrever um ""FIM"" ao fim de cada projeto e como foi o processo até que ela chegasse a ser conhecida por cada um deles (projetos).  Obrigada. :)"

R: Oi Gi! Obrigada pela curiosidade em querer ler o Fábulas ao Anoitecer. Eu gosto muito dele. ^^
Dificuldades para publicar o primeiro livro todo mundo tem. E a primeira delas é a falta de confiança das editoras de que um autor nacional pode dar certo. Somos um risco em termos de investimento para elas. Mas depois que você consegue provar que pode fazer acontecer, o caminho das pedras melhora um pouco. Não muito, mas um pouco.
Divulgação, produção, eventos, tudo isso é complicado. Os autores nacionais fazem seu próprio marketing e tem que dar conta de escrever também e, além disso, estar em eventos, palestras, bate papos, tudo ao mesmo tempo! Ufa! Só assim nosso trabalho acaba sendo conhecido por todos.
O Fim de cada projeto é uma agonia. Por que você está ligada a história e ao mesmo tempo também quer escrever outra. Enfim, é um dilema, mas um dilema que acaba quando você vê o livro publicado ao final. ^^

  ---------------------------------------


 Ganhador da entrevista e vai levar o livro da autora   Georgette Silen  para casa é 
Bruna Alvez, flor você tem 48 horas para enviar o email com os seus dados para ( cleticiaconsultora@gmail.com) caso não receba o email neste período sera feito um novo sorteio, Parabéns e excelente leitura.



2 comentários:

  1. Oi Leticia!
    Obrigada pelo espaço de divulgação, pela promo super legal de entrevista e tudo o mais. Você vai longe com esse blog, trabalhe bem com ele ^^
    E parabéns a Bruna por ter ganhado o livro!
    Sucesso a vcs lindinhas!

    ResponderExcluir
  2. parabéns Bruna Alvez
    bjs
    x
    http://ellianeramos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelos seu comentário, ele move nosso blog e nos faz muito contentes.

 
Copyright © 2014 Louca Escrivaninha
Traduzido Por: Louca Escrivaninha - Design by Le Pimenta